Lisboa –  Foi atribuído aos  consulados angolanos no exterior do país competências para passarem a emitir passaportes originários  e bilhetes de identidade.


Fonte: Club-k.net

Diáspora vê problema resolvido

A decisão foi tomada recentemente em Luanda a margem de um conselho consultivo realizado pelo ministério do exterior reunindo chefes das missões consulares. Ficou decido, nesta reunião que  cada continente teria um posto consular ao qual iria acolher um  gabinete especializado com competência técnica para imitir pedidos de emissão e renovação de documentos de identidade de cidadãos angolanos baseados nesta zona geográfica.

 

O Consulado da África do Sul em Johanesburgo emitira os documentos para requisitados a partir das missões diplomáticas em  África, o de  Rio de Janeiro cobriria America, o de Lisboa  cobriria toda  para Europa, e eventualmente a  Embaixada de Singapura (ainda por decidir) cobrirá, a Ásia.

 

Por questões de alta  segurança,  fará  parte deste gabinete, um funcionário ligado ao aparelho de segurança a ser despachado a partir de Luanda, a fim de acompanhar o procedimento da emissão dos documentos e fazer aplicar o rigor.


As autoridades terão avançado com este passo no sentido proporcionar  descarga  aos Serviços de Migração Estrangeiros mas também movidas pelos pedidos dos cidadãos nacionais que a muito vinham reclamado sobre o processo vigente de emissão de documentos junto aos postos consulares. Havia queixas  respeitante a demora, isto é, cidadãos que desejassem reemitir passaportes em emergência o processo era enviado a Luanda chegando os interessados a aguardar  por 4 a 6 meses pela finalização dos pedidos.