Luanda – Cento e setenta jovens angolanos vão estudar este ano em diferentes universidades ucranianas nos cursos de pedagogia, medicina, informática e minas, beneficiando de bolsas asseguradas, maioritariamente pelo executivo angolano.
 

Fonte: Angop


A revelação foi feita, quinta-feira, em Luanda, pelo encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia em Angola, Volodymyr Boholiubov, em entrevista à Angop, acrescentando que as bolsas são maioritariamente asseguradas pelo Governo de Angola.
 


Falando por ocasião dos 20 anos da Independência daquele país do leste europeu, assinalados quarta-feira, Volodymyr Boholiubov explicou que existem três tipos de bolseiros angolanos que ingressam nas universidades ucranianas.
 


Assim, descreveu o diplomata, há o grupo de bolseiros que é enviado pelo Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INAB), uns cuja formação é paga pela Ucrânia e os que estudam por conta própria.
 

 

“Para o próximo ano lectivo vão ingressar nas universidades mais 170 bolseiros, sendo 100 do INAB, 20 de bolsas do governo ucraniano e os outros 50 por conta própria”, disse.
 


Volodymyr Boholiubov lembrou que o ano lectivo na Ucrânia inicia, oficialmente, dia 1 de Setembro, mas os estudantes angolanos por conta própria poderão apresentar-se até o mês de Dezembro.
 


O diplomata ucraniano disse, por outro lado, que cerca de três mil angolanos concluíram a sua formação superior em várias especialidades, desde a Independência daquele país do leste europeu.


 
A Ucrânia, através do Parlamento, declarou a sua independência da então União Soviética, em 24 de Agosto de 1991, e reconhecida em 1 de Dezembro do mesmo ano.