Lisboa  - O executivo de  Fernando Faustino Muteka excedeu-se, ao prender dois supostos militantes da UNITA, na véspera em que o governo de Angola pretende  fazer da deslocação do  Presidente José Eduardo dos Santos (JES) a província do Huambo,  a bandeira da tolerância política. 


Fonte: Club-k.net

Presos levados para cadeia do Bailundo

Na manha de segunda-feira,  a  Polícia Nacional notificou  que dois membros da UNITA, Artur Clemente e Celestino Coragem Sonali foram agredidos por militantes do MPLA,  na área de Katongo, comuna da Galanga, município do Londuimbali, quando estes usavam chapéus de propaganda que seriam rasgados, pelos seus adversarios. Os dois militantes foram levados  para a cadeia do Bailundo, onde se encontram até ao exacto momento.

 


10 mil populares   para  impressionar  recepção do  Presidente 

 

O governo provincial do Huambo  determinou como cifra,  colocar  cerca de 10 mil pessoas para a recepção do  Presidente José Eduardo dos Santos, que  prevê  proferir  um comício no largo Dr António Agostinho Neto, defronte ao palácio do executivo local.

 

Para juntar o numero determinado de populares, o governo  provincial adoptou  apostou nos  seguintes  instrumentos de persuasão; a saber:


- Aos administradores municipais e comunais foram fixadas cifras em termos de pessoal. Uma suposta ordem superior alega que quem não alcançar  ou levar o numero  de populares orientados deverá  ser  sancionado. 


- O governo da  província, numa nota oficial da direcção provincial do MAPESS decretou tolerância de ponto para,   permitir ao povo “oferecer uma digna recepção  a sua excelência Eng José Eduardo dos Santos   e arquitecto da Paz”.


-  A emissora provincial esta a fazer eco da nota do MAPESS convidando as pessoas a comparecerem ao comício.


- Nos bairros corre a informação segundo a qual quem faltar ao comício do presidente  terá problemas


A  decisão das autoridades em impressionar o Presidente da República com mais de 10 mil “apoiantes”  na rua é baseada em cálculos destinados a abafar as  informações segundo as quais  “a UNITA estaria a ganhar terreno”. O comício de JES antecedente, uma marcada reunião da comissão política (da UNITA) que o planalto central acolhe no próximo dia 1 de Setembro. 

* Foto de arquivo