Luanda - O docente universitário Mário Pinto de Andrade afirmou, nesta sexta-feira, em Luanda, que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem a legitimidade para prosseguir o seu mandato com dignidade, devendo as forças políticas do país respeitar, segundo as leis plasmadas na Constituição.

 
Fonte: Angop


Mário Pinto de Andrade, que falava à Angop, a propósito das manifestações que decorreram ultimamente na capital do país, referiu que José Eduardo dos Santos tem o direito de decidir pela sua livre vontade se vai continuar a ser o cabeça de lista do MPLA ou não, pois as leis plasmadas na Carta Magna assim o permite.

 

 


"Se o Presidente decidir cumprir mais um mandato, a decisão dele e do MPLA devem ser respeitadas pelas forças políticas do país, pois não há necessidade de fazer manifestações contra um Chefe de Estado que tem legitimidade, isto retrata uma atitude maldosa e imatura", disse.

 

 

Neste contexto, o docente universitário asseverou que o Chefe de Estado angolano tem a legitimidade de continuar a governar o país, competindo, de igual modo, no âmbito do processo eleitoral de 2012.

 

 

Frisou, no entanto, que a figura do Chefe de Estado angolano garantiu a soberania desde o momento que a assumiu a presidência de Angola até agora, contra as forças internas e externas, promovendo a paz definitiva, daí que merece ser respeitado por todos os angolanos.

 

 

Acrescentou ainda que a política é um processo de competição que tem regras, designadamente o cumprimento da Constituição, Lei Eleitoral, Lei dos Partidos Políticos e o Código de Ética e de Conduta que vão ser aprovados pela Assembleia Nacional.

 


"Não vale a pena criarmos revoltas, incitarmos os jovens para combaterem as instituições democráticas no país que é a Presidência da República, o Parlamento e os Tribunais, pois assim vamos é criar situações desagradáveis para um país que já viveu momentos difíceis", sublinhou.