Brasil - De passagem por Brasil, o escritor angolano Artur Pestana “Pepetela”, reagiu a  BBC  a cerca do  clima de violência precipitado pela polícia nacional tendo alertado que ninguém quer violência e que devem deixar a juventude se manifestar-se.


Fonte: BBC

“É melhor deixar sair o vapor da panela do que fechar completamente”

“ Ainda ontem (sábado, dia 3) houve uma manifestação em Luanda. Os números, dependendo dos jornais, vão dizer que eram 100 ou 300 pessoas. Pequena coisa. Mas, em vez de deixarem fazer a manifestação, a polícia impediu quando os manifestantes quiseram sair da praça.” Respondeu o escritor quando questionado se  acredita que  as manifestações contra o governo podem ganhar força.


O escritor  acrescenta que “Então houve confrontos e alguns feridos ligeiros. Não foi muito violento, mas houve violência, e acho que não é preciso. É melhor deixar sair o vapor da panela do que fechar completamente.”

 

“Penso que ainda não há condições no país para uma espécie de revolta de rua conseguir grande coisa. Podem partir algumas coisas. É o que aconteceu em Londres, o quebra-quebra. Isso não muda regimes, mas pode acontecer. Mas uma revolução neste momento em Angola, penso que não há condições.”

 

“Pepetela”, alerta aos promotores da violência que  “O povo não quer confusão. Houve 40 anos de guerra. Todas as famílias sofreram com esta guerra. Ninguém quer violência neste momento. E por isso acho que o governo não devia usar de violência, mesmo que ligeira, para com 300 manifestantes que fossem. Deixem fazer manifestações, deixem fazer todos os sábados, é bom.”