Lisboa –  José Eduardo dos Santos despachou, este domingo (11),  para a cadeia de Kakila, arredores de Calumbo, o chefe do Serviço de Inteligência Militar (SIM),  general Antônio José Maria  para dirigir pessoalmente a sessão de interrogatórios  do  grupo de jovens que  foram presos  quando iam  assistir o julgamento dos 21 detidos a margem da manifestação do dia 3 de Setembro.  Faz parte dos  interrogados,  o Secretário-Geral  da juventude da UNITA, Mfuka Muzemba, preso por fotografar,  os jovens que naquele dia se dirigiam a embaixada americana.

 

Fonte: Club-k.net

 Alcibiades  observa greve de fome pelo 3º dia

O general  José Maria fez-se acompanhar  de  uma delegação  ao  qual  fazia  parte  oficiais da direcção nacional de investigação criminal (DNIC).  A  principal questão dirigida aos jovens era sobre  eventuais  ligações com os partidos da oposição, em particular a UNITA e as suas motivações na manifestação  do dia 3 de Setembro.

 

Os jovens deverão ser apresentados a 13 de Setembro em tribunal, para julgamento sumários sob acusação de  praticas de “arruaças”.  Os detidos ainda não têm advogados pelo que também não são autorizados a receber visita dos familiares.

 

Um dos jovens Alcibiades Kopumi,  observa greve de fome pelo 3º dia consecutivo registrando alguma fraqueza no organismo. Há informações indicando que os seus companheiros também prometem entrar em greve de fome a partir desta segunda-feira, caso não se afigure nenhum horizonte para a sua soltura.

 

 

 

 

 

 

Lista dos presos politicos


Domingos Tove

Neves Cardoso

Alcibiades Kopumi (na foto)

Agostinho Kamuango

Pedro Ulika

Isaías Celestino

Abaiao Mohindo

Afonso Vemba

Miguel Constantino/

João Dinis

José Morais

Cristóvão Segunda

Lito António

correia Domingos

José Tchilumbo

Mário Paulino Paulino Samacaca

Rodrigues Matumona

Daniel Silveira

Manuel Neto

Leonildo Eduardo

Agapito João

Mário Cristo

Mfuca Muzemba