Toronto  -  António Huilas Omopelapi activista civico no Canada enviou uma carta de repudio para a área que responde pelos direitos humanos no governo Canadiano. adiantou que “Visamos apoiar os jovens angolanos vitimas da repressão politica em manifestar contra as constantes violações dos direitos humanos e a má governação do partido no poder principalmente na pessoa do presidente angolano José Eduardo dos Santos”, le-se no documento que o club-k teve acesso e que repasamos na integra:


Fonte: Club-k.net

Canadá, 14 de Setembro de 2011

A vossa Excelência,

Secretariado-geral dos  Direitos Humanos  em Ottawa

Activistas Angolanos dos Direitos Humanos  no Canadá

 


As constantes violações dos direitos humanos do governo Angolano no poder, despertou a nossa atenção:


Visamos apoiar os jovens angolanos vítimas da repressão política em manifestar contra as constantes violações dos direitos humanos e a má governação do partido no poder principalmente na pessoa do presidente angolano José Eduardo dos Santos.


Angola é actualmente um dos países que mais sofre com graves violações dos direitos humanos no mundo. Seu governo discrimina, persegue, aprisiona arbitrariamente, tortura e executa todo aquele que contraria seu governo. As diversas perseguições em Angola foram intensificadas nos últimos 19 anos após a sexta feira sangrenta  em 1992, e recentemente, com as manifestações civis do dia 3 e 6 de Setembro do corrente ano, atingiu contornos dramáticos que exigem acções urgentes. Sendo fato que  o Canada tem por seus preceitos constitucionais a defesa dos direitos humanos , sem   qualquer discriminação ou preconceito, pedimos as autoridades  governamentais  que, ao estreitar laços diplomáticos com Angola, manifesta-se diante  das graves violações  que vem sendo perpetradas por agentes públicos de Angola. Desejamos que o Canada pressione directamente o governo angolano, para que essa situação seja revertida, sem prejuízo de suas acções em foros e organismo internacionais.


Expressamos profunda preocupação com os jovens vítimas da repressão no dia 3 e 6 de Setembro de 2011 em Luanda que sofrem com a acção do estado para identificar, monitorar e prende-los arbitrariamente. O jovem angolano sofre também com o impedimento de acesso a empregos e ao ensino superior, dificultando-lhes o sustento economico.


Contamos com a compreensão de vossa excelência, a quem temos como nossa voz nas instâncias nacionais e internacional.

 

Respeitosamente,

Activistas angolanos dos direitos humanos no Canadá.
António Huilas Omopelapi.