Luanda – Circula nas redes sóciais  a gravação de uma conversa em que  o membro do Comitê Central do MPLA, Bento Kangamba telefona  a um dos manifestantes  tentando  seduzi-lo a juntar-se “aos bons” prometendo coisas como “falar com o Juiz” para a libertação dos que estão detidos. Para  os internautas,  o teor das palavras, de Kangamba,   foi a prova da instrumentalização do julgamento contra os jovens.


Fonte: Club-k.net

MPLA mescla: Partido político, justiça, governo e empresariado

Manifestantes militam na JMPLA

 

Na  conversa,  o dirigente do partido no poder,   assume que  tem pago elementos para enveredar pela agressão de pessoas adversas ao regime clarificando que os que agrediram os manifestantes  do dia 3 de Setembro não eram seus homens. Outra revelação é que alguns dos miúdos são membros da JMPLA,  mas que pensam diferente, conforme se nota na converça entre as duas partes.


Entre as reacções, em torno do assunto, o  médico, Maurilio Luiele, referiu que “Este áudio do Bento Kangamba dos Santos tentando se aproximar de jovens envolvidos nas manifestações é deprimente, expõe um regime decrépito, inseguro e demasiado assustado. Fica claro o quanto decadente está o regime longevo de JES. Para bem da democracia, viva a alternância”

 

Outro comentarista,  Carlos Alberto, opinou nos seguintes termos: “O Beto Kangamba, vulgo empresário de “sucesso” e um dos mas influentes membros do MPLA -organizador de maratonas do MPLA em nome do governo no poder -, tentou sem sucessos corromper os jovens manifestantes”

 

Para Alberto,  Bento Kangamba, provou que o poder político do MPLA de Jose Eduardo dos Santos controla absolutamente o sistema judicial.” A título de exemplo, acrescentou o crítico Carlos Alberto que “ O trecho a seguir justifica igualmente que partido e governo em Angola “caminham” de mãos dadas e inseparáveis:

Beto Cangamba disse:
-       A primeira preocupação estratégia para conversarmos com o comandante da polícia para falarmos com o juiz que julgou e falar invés dos nossos irmãos permanecer na cadeia por três meses devemos passar por caução não devem usarem estes advogados que estão  a utilizar .... quando saírem da cadeia criam uma ONG e nos ajudamos. FIM

 

“Na conversa em análise o jovem interpelado por Bento Cangamba foi conclusivo e claro em afirmar que não têm compromissos políticos e fez saber igualmente que são jovens estudantes e em altura de radiografar a realidade angolana e que são independentes preocupados com a  crescente política de exclusão social.”

 

PARTE 1:

PARTE 2: