Kwanza-Norte - O município do Ngonguembo, provincial do Kwanza Norte, enfrenta actualmente inúmeros problemas sociais, desde a carência de novas infra-estruturas, água potável até a degradação acentuada das vias de acesso. A vila de Quilombo dos Dembos, sede daquele município do antigo conselho dos Dembos, situa-se a 95 quilómetros da capital da província, ainda continua com a imagem dos escombros da guerra.
 

Fonte: Club-k.net


Até ao momento, o município ainda não tem nenhuma instituição escolar do segundo ciclo do ensino secundário, grande obstáculo da diversificação e massificação do processo do ensino e aprendizagem.

 
Os pacatos jovens caminham diariamente longas distâncias para irem à escola e até mesmo muitas das vezes são obrigados a abandonarem o município migrando para capital da província, no sentido de garantir a continuidade dos estudos. “O município também está a falta de professores”, contou uma fonte.

 

O mau estado da via que liga aquela região ao vizinho município do Golungo Alto preocupa o executivo local. Segundo Mateus André Garcia, administrador municipal, a estrada está completamente esburacada e os automobilistas têm dificuldades de circular.
 


Mateus Garcia diz temer que as vias se degradem ainda mais devido a proximidade da época chuvosa, apesar das mesmas beneficiaram apenas de trabalhos paliativos. “Sabemos que a via entre os municípios de Ngonguembo e Golungo Alto vai receber intervenções de terraplanagem, para posteriormente receber o asfalto”, assegurou.