Huambo - Uma fonte da Comissão Politica da UNITA, disse a Voz da América que, Isaías Samakuva não deverá abandonar a liderança do seu partido antes da realização das eleições gerais em Angola previstas para 2012.


Fonte: VOA



Em preparação para essas eleições, vai ser anunciado, esta semana no Huambo, o próximo Congresso da UNITA.



Segundo a fonte, o conclave deverá debruçar-se entre outras questões no modo da eleição do futuro presidente do Galo Negro.



A fonte revelou que, um grupo maioritário da Comissão Politica da UNITA que apoia Samakuva, é contra a mudança de líder, por recear que isso enfraqueça o partido, a poucos meses das eleições gerais.



Ainda de acordo com a fonte, Abel Chivukuvuku detém uma minoria na Comissão Politica mas alimenta esperança de concorrer à sucessão de Isaías Samakuva.



Confrontado com estas informações, Samakuva disse a Voz da América que, a estratégia do congresso dependerá da decisão da maioria da Comissão Politica.


“Quando estamos a falar da democracia, estamos a falar das regras das maiorias, disse Samakuva, acrescentando que, “se a maioria da comissão política decidir que determinado assunto do partido deve ser gerido de uma forma é normal que a direcção do partido obedeça essa posição da maioria.”



“O partido através do seu estatuto também prevê as formas da minoria procurar fazer valer a sua opinião.”



A Reunião do Comité Permanente da UNITA antecede o encontro da Comissão Politica que marcará a data do Congresso, começou hoje na cidade do Huambo, com a ausência de Abel Chivukuvuku.



Na cerimónia de abertura, Isaías Samakuva disse que país está a viver uma nova fase política marcada por protestos de jovens contra os fracassos e incapacidade do governo em materializar as promessas eleitorais.



“ A questão primordial para está reunião será avaliar cuidadosamente estes desenvolvimentos e traçar estratégia que possam colocar o partido à altura de corresponder aos anseios e aspirações do nosso povo."


As reuniões desta semana decorrem até o dia 23 do corrente.