Luanda – O comité Provincial de Luanda do MPLA vai cumprir com os despachos do Governo da Província de Luanda (GPL), que determinou recentemente, os locais permitidos para as manifestações públicas.


Fonte: Angop


A afirmação é do primeiro secretário em Luanda do MPLA, Bento Bento, que falava numa conferência de imprensa, com vista informar sobre o acto político subordinado ao tema “ Somos milhões pelo civismo, pela ordem pública e pelo Estado democrático e de direito”, que será realizado no próximo sábado.

 

Segundo frisou, a marcha visando expressar o apoio dos militantes do MPLA e dos cidadãos angolanos ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, prevista para o dia 24 do corrente, na avenida Deolinda Rodrigues não será realizada, tendo em conta que o referido local não faz parte dos lugares para as manifestações públicas.

 

“Segundo o despacho do Governo Provincial de Luanda, determinando os locais para manifestações públicas e atendendo ao facto de que a avenida Deolinda Rodrigues seria o trajecto para a grandiosa marcha provincial, não constar entre os locais determinados pelo GPL, o MPLA vai cumprir com as regras estabelecidas”, sublinhou.

 

Asseverou ainda, que atendendo ao elevado sentido de responsabilidade e de Estado que nutre o MPLA, o mesmo decidiu transformar a grandiosa mobilização popular provincial, em grandiosas mobilizações municipais.

 

No entanto, cumprindo com os pressupostos legais, relativamente ao despacho do GPL, o MPLA vai realizar o seu acto político em oito municípios da província de Luanda, nos locais autorizados, segundo consta no despacho do governador da capital do país, em exercício.

 

Neste contexto o município de Cacuaco realizará o seu acto no Bairro da cerâmica, Cazenga e Rangel no Bairro Rangel, largo da casa verde, Ingombota, ponto final e Kilamba Kiaxi no campo verde - Golf 2.

 

Os munícipes da Maianga irão se reunir no campo do Felício, os da Samba no campo da Camuxiba, Sambizanga no Farol das Lagostas e Viana no campo da regedoria, largo dos campos e Largo da Caop C.

 

Recorde-se que o Governo Provincial de Luanda (GPL) estabeleceu, no dia 21, em Luanda, os locais públicos para os cidadãos exercerem o direito de reunião e de manifestação.

 

O GPL justificou a determinação dos locais com a necessidade de se dar cumprimento ao estipulado na Lei sobre o Direito de Reunião e de Manifestação, inerente à reserva de lugares públicos devidamente identificados e delimitados.

 

No município do Cacuaco, as pessoas podem manifestar-se nos campos da CAOP PARK (comuna da Funda), Panguila e da Cerâmica, enquanto no Cazenga, são permitidas manifestações nos campos das Mangueirinhas (comuna do Hojy ya Henda), dos Bairros Unidos (Cazenga- zona 18) e da Casa Azul (Tala Hady- zona 19).

 

No município da Ingombota os locais destinados são o Largo do Ponto Final (Ilha do Cabo) ou o campo de futebol da Chicala I. No Kilamba Kiaxi devem ser usados os campos de futebol do Camama (comuna do Camama) da Vila Rios (Vila Estoril) e do Palanca (Palanca).


Na Maianga as pessoas podem manifestar-se nos campos do Felício (comuna do Prenda, bairro Sagrada Esperança), do Katinton (Cassequel), enquanto os da Samba devem usar o da Camuxiba.


Nos municípios do Sambizanga e de Viana os locais são o triângulo do Bairro Uíge (comuna do Ngola Kiluanje) nos campos de Luanda Sul, Bairro da Regedoria, e do MINDEF na CAOP-B.