Huambo - O Conselho Nacional de Jurisdição da UNITA propôs à Comissão Politica, a suspensão preventiva de 45 dias dos membros do "Grupo de Reflexão" dos cargos que ocupam nos órgãos de direcção daquela força política.


*António Capalandanda
Fonte: VOA

 Clima “quente” no “Galo Negro”

A deliberação daquele órgão partidário foi lida no Huambo, durante a reunião da Comissão Politica que marcará a data do próximo congresso do Galo Negro.

 

Samuel Chiwale, Paulo Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Rafael Aguiar e Carlos Morgado são alvo de processos disciplinares sob acusação de violação dos estatutos por se terem associado ao grupo de reflexão que contestava o presidente da UNITA, Isaías Samakuva.

 

Um porta-voz da UNITA disse que o processo contra Chiwale foi concluído e que os restantes estão a decorrer.


“A medida é necessária porque a presença dos a presença dos arguidos nas reuniões dos órgãos de direcção durante o período de instrução é prejudicial ao processo”, justificou o porta voz.


A proposta está a ser debatida, sem a presença dos elementos contestatários, na reunião da Comissão Política da UNITA, no Huambo.


Chivukuvuku e os outros abandonaram a reunião quando Isaías Samakuva sugeriu à Comissão Politica que na, na sequência da proposta de suspensão, podiam permanecer na sala, sem o direito de fazer qualquer intervenção ao invés de serem expulsos do compartimento conforme a sugestão do Conselho de Jurisdição.


“De acordo com os estatutos cabe ao presidente o direito de dar e retirar a palavra. Em segundo lugar, de acordo com os estatutos de facto há esses casos de suspensão preventiva” disse Samakuva, acrescentando que, “talvez eu tivesse prerrogativa que é me conferida pelos estatutos de dizer não tomem a palavra:”


Alcides Sakala, porta-voz do maior partido na oposição angolana, disse que o abandono da sala dos membro do grupo de reflexão não abre caminho para uma crise na sua organização, afirmando que ainda não há uma decisão definitiva sobre  proposta de suspensão.

.

 

Áudio na integra:

{audio righticon:CC3333}media/mp3/abel-e-gato-suspenso.mp3{/audio}