Alemanha - Continua a ser triste as lembranças que o povo angolano vai somando dia após dia , mesmo apesar dos tempos modernos e pleno século XXI. Depois do Holocausto angolano marcado pelos acontecimentos do 27 de Maio de 1977, onde morreram milhares de angolanos.


Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

 

Agora , mesmo apesar de termos um país já em si , reduzido á escombros , e  valas comum espalhadas espalhadas um pouco por todo o lado desde Cabinda ao Cunene.


Eduardo dos Santos não hesitou em mandar formar seus homens , para reprimir uma manifestação contra si e seu regime .

 

Utilizando para isso , todos  os meios ao seu alcance , incluindo a mentira para julgar , os nossos jovens até hoje ainda  encarcerados injustamente.  Tornando-se no carrasco de quem é contra si , mesmo desfrutando os mesmos direitos daqueles que são por ele , e se recusam á participar das justas manifestações.

 Este excesso de brutalidade do regime , sobretudo contra os nossos jovens , sendo a maioria com pouca confiança e experiência , Já começa a produzir desânimo , ressentimentos e ódio.

 

Fazendo com que hoje quase ninguém critica o regime , não porque não quero  ignorar o que este regime  tem feito mal  , mais sim por ressentimento e ódio.  O que é mau para um povo que ainda vive com o filme dos tristes acontecimentos ocorridos no 27 de Maio de 1977.  E o  longo período de guerra que o país viveu , assim como  suas feridas   se desfilando  permanentemente em sua memória.

 

O regime angolano se calhar por  pensar mais com o bolso , do que com a cabeça , tem se mostrado ser muito mau e cruel educador. Porque mesmo que a repressão faça parte da sua doutrina sangrenta , poderia reprimir ou repreender os jovens com justiça.

 

E para isso , bastava  examinar cuidadosamente os motivos que  levaram os jovens a se manifestar contra ele , e ouvi-los com muita atenção e respeito.  Mas me parece que o regime nem se quer está lá , e muito menos para perder tempo com isto .

 

Mais será que não estão preparados para isto , ou acham mais eficaz e prático  envenena-los todos , e se acabar de vez  para sempre com uma geração de manifestantes ?

 

Aliás os bons educadores e  lideres sabem que o objectivo essencial  da repreensão se é que querem repreender de facto ,  não é o de castigar ou intimidar com ameaças de morte , quem é contra ele.

 

E logo contra quem apenas reivindicou um seu e justo direito consagrado numa lei constitucional em vigor ?

 

Compatriotas do MPLA ponham as vossas mãos na consciência , porque quando se lida com pessoas de carne e ossos , só a honestidade traz sucessos para ambas partes.

 

Se bem que é preciso intervir prontamente   quando há violação da lei constitucional  , o que  não foi o caso desses jovens que agiam protegidos por ela.

 

Porém , não é eficaz usar e abusar da opressão ou repreensão ( chamem-lhe como quiserem )  contínuas como o regime tem feito , sem qualquer tolerância  até como se  fossem governantes de bons  exemplos.

 

Compatriotas governantes , destapem esse montão de podridão em que o regime sob gestão de Eduardo dos Santos se esconde .


E vejam com os vossos próprios olhos , se tudo que brilha ai  é mesmo ouro , e quantas montanhas de crime se esconde neste regime  ?.

 

 MAIS ATÉ AONDE QUEREM CHEGAR AFINAL ?  


Me parece que na  medida em que os serviços secretos angolano  vão encaixando cada vez melhor   a doutrina sangrenta  Eduardista .


A vida  dos angolanos vai tendo cada vez menos valor , e a sua  liberdade  de se manifestar onde  e quando quer   vai se limitando cada vez mais.

 

Que as prisões em massa e sem processos , proibição de ocupação de cargos públicos para quem  é contra o regime faz  parte da doutrina sangrenta de Eduardo Santos já sabemos  todos.

 

E que também quem é do MPLA não pode estar casado com alguém da UNITA , conhecemos todos igualmente este mandamento.

 

Que mulheres outro - ora professoras , por terem estado presas e seus maridos eliminados foram proibidas de dar aulas , também conhecemos este mandamento da doutrina sangrenta.

 

 Entre outros tantos montões de leis , que fazem parte da doutrina sangrenta que tem servido de base fundamental de gestão do nosso país.

 

Agora essa de proibirem  que os angolanos já não podem  se manifestar , movimentar , gritar  , chorar ou dançar  onde bem entende ,  já é mesmo  demais.

 

Neste caminhar de coisas , qualquer dia ainda acabarão por seleccionar quem dá sangue á quem , quem case com quem e que  leite deve dar ao seu bebe.

Ou quem sabe , qualquer dia  ainda obrigam as luandenses casadas com sulanos , que façam uma declaração publica.  Dizendo que casaram por engano , e se comprometem a anular o casamento , jurando fidelidade ao presidente da republica ?

Não seria o primeiro caso na história da humanidade , quem já leu algumas façanhas de Adolfo Hitler no seu tempo de ditadura também da pedra como a nossa . Sabe por exemplo , que aos arianos casados com judeus , havia uma única  opção : abandonar o cônjuge , declarando nulo o casamento  , ou ser declarado judeu , o que significava ser degolado.  E ainda por cima  os filhos desta relação  eram considerados judeus , salvo quando a mães arianas fizessem  uma declaração dizendo que seus filhos eram bastardos.


É assustador saber  que neste momento , os mais radicais do regime angolano ,  já começam á discutir outras proibições como por exemplo. As camisolas com gravuras e dizeres  contra o presidente da republica  , seu regime , amigos íntimos ou sua família.  Constou-me ainda , o que acho um grande exagero , a intenção de se  proibir o exercício de actividades comerciais e profissões liberais incluindo a medicina , á quem não partilha das ideias do regime ?

 

Estou a investigar , até onde isto corresponde á verdade , porque seria o fim da macacada  tal acontecer. Sendo isto não tenho duvidas de que já  estamos a viver  o prelúdio de momentos ainda mais turbulentos  e repressivos que se avizinham.  Onde os decretos fabricados se multiplicarão , dentro , fora ou por cima da lei  é igual , até porque já faz parte da gíria governamental .

 

O toque de recolher por exemplo não deve estar longe  , e a proibição de transito em terminadas ruas , principalmente da cidade de Luanda , onde o perigo parece maior para a classe dominante .

 

Quem sabe depois do toque decretado , os jovens presos  semi envenenados , as próximas vitimas do regime  serão  os  padres ainda não convertidos em informantes ?

 

Seus livros " sagrados " rasgados , os  sinos das igrejas deixarem de tocar e os cultos religiosos proibidos , tal qual fazia a Gestapo de Adolfo Hitler  Bom , mas  a meta de Adolfo Hitler pelos menos todos sabiam que era aniquilar  os judeus , e a doutrina sangrenta  Eduardo dos Santos o que diz ?


Será mesmo a de envenenar e acabar com uma geração de jovens disposta á lutar pacificamente até á ultima gota de sangue ?


Se no 27 de Maio de 1977 nos davam urina e éramos obrigados a engolir os escarros dos nossos próprios  carrascos.  Porque não acreditar que para  enfraquecer e acelerar a desintegração dos nossos jovens , novas experiências estejam a ser feitas ?

 

Aliás o regime  já nos provou que quando o chicote não é suficiente , parte para acções mais cruéis e perversas. E ainda mais para quem não lhe falte meios de propaganda , para estimular e mobilizar voluntários entre os tantos que ainda existem prontos para aniquilar quem é contra.

 

Os mais teimosos e decididos  como eu , em continuarmos lutando pacificamente até termos um país mais justo para todos os angolanos.  Sabem que logo que não nos obriguem a andar com distintivos e carimbos na testa ainda há sempre uma possibilidade de tomarmos as ruas pacificamente.

 

Mesmo existindo uma outra espécie de plano atípico , que consiste em   prender , massacrar e no último caso ,  executar os mais  destacados membros desses  movimentos de manifestações.


Numa republica atípica tudo pode acontecer , e os que se julgam já terem visto tudo  se enganam , porque nem metade viram da doutrina sangrenta Eduardista.


Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby