Huambo - O primeiro  Secretario Municipal  do JMPLA, no Huambo, Bernardo José Sapalo foi levado para a esquadra da polícia naquela cidade após ter sido surpreendido em flagrante, pelas 4h da manha,  a arrancar bandeiras e a destruir  material de propaganda da UNITA. O incidente calha numa altura em que  a Policia Nacional na voz do seu segundo comandante-Geral,  Paulo de Almeida ter  anunciado  recentemente  que a corporação não iria aceitar actos de arruaças pelo país.


Fonte: Club-k.net


O comando da polícia no município do Huambo que aprecia  o incidente  recomendou os queixosos, neste caso, a UNITA a avançar com uma queixa crime sobre o incidente.


O material de propaganda do maior partido da oposição foi colocado nas ruas do Huambo em função de um comício que aquela capital acolhe este sábado. O Comício acompanhando de uma caravana de motorizadas e carros  tem a partida no campo do ferrovia terminando no campo electro, conforme agenda notificada as autoridades policiais.


A  margem dos preparativos, uma  delegação de militantes idos da província do Namibe queixaram-se de terem sido impedidos pela Policia Nacional de chegar ao Huambo. O incidente deu azo a UNITA de tecer acusações segundo a qual estariam a ser sabotados pelas autoridades. Outras informações referem que a polícia está a reter nos seus constróis as populações convocadas dos municípios para participarem da actividade politica da UNITA.



O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva lamentou o facto e considerou estar inserido no esforço das autoridades locais no sentido de impedir as populações de participar do acto de massas programado pelo seu partido.