Lisboa – A morte recente do antigo Director  de Informação e Análise  do Serviço de Inteligência Externa de Angola (SIE),   Constantino Vitiaca está a ser entendida   no seio de antigos operacionais da comunidade de inteligência, em Angola  como um “recado” proveniente de uma corrente do regime hostil a Fernando Garcia Miala, ex-DG do SIE.


Fonte: Club-k.net


A interpretação dos círculos que se apóiam na tese “do recado”  é baseada em precedentes que foram se registrando no circulo de figuras próximas de  Fernando Miala, desde que este  voltou a se aproximar   ao Presidente, José Eduardo dos Santos.  Para além de Vitiaca que  faleceu na África do Sul, em conseqüência  de um suposto  derrame cerebral,  é também apresentado como estando com estranhos problemas  de saúde, o Coronel Miguel Francisco André,  antigo numero dois do consulado de Garcia Miala. A última que foi visto por antigos companheiros foi no velório de Constantino Vitiaca, na sede dos bombeiros em Luanda.

 

Outra figura do grupo de Miala que desde que saiu da cadeia manifestou sinais de mau estar  é  a antiga directora da contra – inteligência do SIE, Maria da Conceição. O seu caso de saúde é entretanto  desassociado  as estranhas doenças que tem assolado os seus colegas. Logo que saiu da prisão efectuou uma visita Namíbia  para tratamento  médico .

 

Na altura, em que foram detidos em 2006, circulavam  informações que apontavam técnicas de envenenamento contra os mesmos. Constantino Vitiaca, o único do grupo que não esteve preso, chegou a denunciar que a sua vida corria risco.  Foi-lhe cortado salários a que tinha direito, levando-o a submeter-se numa condição de sofrimento de que contribuiu/resultou o seu fatídico.