Luanda - Numa curta conversa com o SA, o 1.º secretário provincial de Luanda do MPLA,  Bento Bento, disse nesta quarta-feira que «não falou à toa», quando acusou alguns partidos da oposição, com a Unita à cabeça, de estarem a desenvolver um plano de desestabilização do país, uma vez que tem informações credíveis que sustentam as suas acusações.


*Salas Neto
Fonte: SA

BB diz que não falou à toa

Diz ainda que seria bom que estivesse enganado, para que se devolvesse assim a tranquilidade às populações de todo o país. «É bom que eles nos desmintam», sublinhou Bento Bento, quando, em conversa com o SA, lhe pedimos para reagir em antecipação à «carga» de alguns dos políticos que reagiriam às suas acusações, como projectávamos. (Porém, apenas conseguimos chegar à fala com Manuel Fernandes, líder dos POC’s).


Bento Bento deixou a entender que pode é se ter excedido em determinados pormenores na exposição do caso, nomeadamente em relação à adjectivação de alguns dos acusados, mas nunca quanto à sua essência. Ou seja, há mesmo gente que quer desestabilizar o país e inviabilizar as eleições, para se assenhorar do poder por vias ilegais. Numa analogia com  a gastronomia, sob nossa responsabilidade, dizer que é como se ele, como se depreende, tivesse colocado apenas um bocado de sal a mais no prato que sempre teria de servir.


Na quinta-feira da semana passada, numa reunião com militantes do seu partido, realizado na cidadela desportiva, Bento Bento acusou, com nomes e tudo, os partidos e os políticos que, na sua óptica estariam envolvidos nesse tal plano de desestabilização.


Além da UNITA, o 1.º secretário de Luanda do MPLA enumerou o Bloco Democrático de Justino Pinto de Andrade, o Partido Popular de David Mendes e a coligação dos POC’s de Manuel  Fernandes.


Bento Bento apontou o secretário- geral da UNITA, Camalata Numa, como sendo o coordenador da suposta aliança daqueles partidos da oposição para uma «libialização» do país.


«A oposição quer sabotar a realização das próximas eleições anunciadas para 2012. Há um deputado da UNITA, o senhor Makuta Nkondo, que está a instigar a sublevação nacional», acusou Bento Bento.


Na ocasião, ao estilo das Brigadas de Vigilância Popular, o 1.º secretário de Luanda do MPLA pediu mesmo que os militantes do seu partido vigiem os passos dos membros dos partidos da oposição, garantido que tinha informações dos serviços de inteligência que apontavam para o facto da oposição não estar a fazer coisa boa para o país.


«A situação política inspira cuidados. Devemos incrementar a vigilância para que a UNITA não nos surpreenda», alertou Bento Bento.


Para ele, o plano consiste no aproveitamento de manifestações de protestos de jovens para se criar um quadro igual ao que se viveu na Tunísia, Egipto e Líbia.