Um compatriota anônimo (é muita pena que há pessoas que fazem excelentes trabalhos e não os assinam, mas pelos vistos é de autoria de alguém cujo nome tem as iniciais C.N.) publicou os locais da nossa capital onde se registram os maiores índices de criminalidade. Uma boa iniciativa.

Os assaltantes, que normalmente atuam em grupo e à mão armada, levam tudo que podem, desde os celulares (telemóveis), máquinas fotográficas, bijouterias, relógios, sons de automóveis, roupas e calçados de marcas famosas, deixando suas
vítimas, praticamente, nuas pelas ruas, cartões de créditos até, naturalmente, o dinheiro. Nesses assaltos, inúmeras pessoas perderam suas preciosas vidas, infelizmente.

Muitas vezes, fico muito preocupado quando as autoridades anunciam a construção de novas unidades prisionais ou apreensão e destruição de centenas de armas brancas ou de fogo, como se isso fosse solução para a diminuição da criminalidade. Isso é agir nos efeitos. O mais correto seria descobrir e agir nas causas. Por ventura, a criminalidade é elevada por falta de escolas? Ou devido ao elevado número de desempregados? Ou porque só se investe em Luanda e sso atrai cada vez mais um elevado número de pessoas para a capital (êxodo rural)?

* Feliciano J.R. Cangüe
Fonte: Cangue blog