HUAMBO: - No dia 13 de Agosto de 2008, pelas 13 horas uma delegação da UNITA em actividade de campanha eleitoral, na Comuna da Ngalanga – Município de Londuimbali foi atacada por cerca de 100 elementos entre homens e mulheres, trajados com a propaganda do MPLA. Os atacantes utilizaram catanas, pedras e paus, tendo danificado a viatura que transportava a delegação. Não houve vítimas mortais nem feridos porque os agentes a polícia que acompanhavam a comitiva fizeram disparos de armas de fogo para dispersar os atacantes.

- No dia 13 de Agosto de 2008, pelas 17 horas, uma delegação da UNITA chefiada por Ricardo Noé Ekupa em actividade de sensibilização dos eleitores para o voto na comuna de Chipeio, município da Ekunha (antiga vila Flor), foi atacada por um grupo composto supostamente por elementos da JMPLA, organização juvenil do partido no poder. Nove (9) pessoas ficaram feridas, 4 das quais em estado grave. Um dos agressores foi apanhado e entregue à polícia.

BIÉ:
- Francisco Boano, comandante municipal da polícia nacional no Andulo, envolveu, no dia 14 de Agosto de 2008, trinta e cinco (35) agentes da corporação na acção de violência contra os militantes da UNITA que ostentavam o material de propaganda da UNITA. A orientação foi dada pela administradora municipal, Maria Lúcia Chikapa, que é ao mesmo tempo 1º secretário do partido no poder. Na ocasião Salomão Lukamba e Domingos Sachikate foram presos.

- Evaristo Uhilo Kuvalela, secretário da JURA no município de Kamakupa foi morto no dia 23 de Agosto de 2008, por Edgar do MPLA, depois do comício do presidente Isaías Samakuva da UNITA naquela localidade. Edgar é conhecido em Kamakupa pela sua prática de intimidação aos militantes da UNITA e outros partidos da oposição.

CABINDA:
- Militantes do MPLA sabotaram, no dia 11 de Agosto de 2008, o acto de abertura da campanha eleitoral da UNITA, que tinha sido convocada para o largo Comandante Gika.

LUANDA:
-Na madrugada do dia 24 de Agosto de 2008, foi assassinado a tiro o jovem António Manuel Kabanga, de 23 anos de idade e militante da UNITA, no bairro Chimuco, próximo do Complexo Turístico Milénio, em Viana. O malogrado estava vestido de propaganda da UNITA. A polícia impediu que os jornalistas fizessem o seu trabalho, tendo confiscado uma máquina fotográfica.

- No dia 24 de Agosto de 2008, um grupo de militantes da UNITA foi agredido por partidários do MPLA no bairro Palanca em Luanda, organizados por Bento Kangamba. A acção ocorreu na residência do responsável do Movimento dos Estudantes Angolanos ( MEA), Mfuca Muzemba, tendo, na ocasião, os atacantes afirmado que o bairro Palanca era do MPLA e que nenhum outro partido deveria ter influência no mesmo bairro. O grupo em causa afirmou estar a agir mediante as orientações do partido no poder. É também sua responsabilidade destruir a propaganda eleitoral da UNITA no referido bairro.

- 3 Militantes da UNITA provenientes do PADEPA de Carlos Leitão foram detidos pela Polícia Nacional, no dia 11 de Agosto no município do Rangel em Luanda, em plena distribuição de panfletos e kits de propaganda eleitoral da UNITA.

- No Município da Samba, membros da JMPLA rasgaram panfletos colocados por membros da JURA, na véspera da inauguração do Comité da UNITA pelo seu Presidente Isaías Samakuva, junto ao largo da Corimba, no dia 13 de Agosto de 2008.

BENGUELA:
- Sete (7) casas de militantes da UNITA foram queimadas no dia 08 de Agosto de 2008 na localidade de Elongo – Balombo, por Xavier Fuka (Chefe do Sector), Sabino Cipriano (JMPLA), Clemente Frio (JMPLA) e Ngueve da OMA.
- Nos dias 10, 12 e 13 de Agosto de 2008, foram retiradas por instrução expressa do administrador Estevão Chipeio, as bandeiras da UNITA hasteadas em Casseque, Kassolio, Lomaum e Tumbulo no Cubal.
23.08.08
Oito feridos dos quais 3 graves é o balanço de um ataque efectuado no dia 23 de Agosto de 2008, por membros do MPLA contra a delegação da UNITA que se deslocava em missão de campanha eleitoral na comuna de Maca Mombolo, pertencente ao município de Balombo. Cinco viaturas ficaram danificadas em consequência da acção, sendo uma delas, pertencente ao vice-governador provincial de Benguela, Jorge Musonguela.

Entre os atacantes foi identificado Valentim Njundo, agente da Polícia Nacional e filho do regedor municipal do Balombo. Foram mentores da acção o 1.º Secretário Municipal do MPLA do Balombo, Monte Negro e seu adjunto Ernesto Chakamba, 2.º Secretário do MPLA.

No dia 25 de Agosto de 2008, Ernesto Chakamba, 2.º Secretário do MPLA no Balombo mandou retirar as bandeiras da UNITA hasteadas na localidade de Hamera, tendo ameaçado as populações de que no dia 7 de Setembro começará a chacina de todos os que se identifiquem com a UNITA.

KWANZA-SUL:
Na cidade do Sumbe, o secretário da UNITA, Jorge Sanjala denunciou no dia 4 de Agosto de 2008, actos de intolerância política no bairro da Praia. Celestino Kassoma do comité local da UNITA foi ameaçado de morte por militar nesse partido. Domingos Kapindi e Simão Kassoma foram os responsáveis pelos actos de intolerância.

UIGE:
A cidadã Josefina Adão, militante da organização feminina da UNITA foi fortemente espancada por elementos do MPLA, na Regedoria do Culo, há 22 quilómetros da cidade do Uige, no dia 10 de Agosto de 2008, por ter participado do acto político realizado pela UNITA naquela localidade no âmbito da campanha eleitoral.

HUÍLA:
No dia 10 de Agosto de 2008, o Administrador Municpal do Lubango mandou os fiscais retirarem panfeltos da UNITA colocados nas principais artérias da cidade, na véspera do acto de lançamento da sua campanha eleitoral. No mesmo período um militar da Força Aérea rasgou a bandeira da UNITA na cidade doo Lubango, cujo acto foi imediatamente comunicado ao seu comando.

Luanda, 27 de Agosto de 2008
SECRETARIADO PARA A COMUNICAÇÃO E MARKETING

Rua: 28 de Maio, 1 Travessa n.º 2, Maianga
Telf.: 923 328 404, 923 355 273, 926 386 353, 926 387 313 Fax: 222 33 12 15
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Site: www.unitaangola.com, www.samakuva.com

Fonte: SECRETARIADO PARA A COMUNICAÇÃO E MARKETING