Londres - Na sequência do primeiro aniversário da morte do cidadão angolano Jimmy Mubenga, ocorrida no dia 12 de Outubro de 2010, a família de Jimmy Mubenga, a UAUK  (Union of Angolans in UK),  No Borders, Corpaorate Watch, Inquest, Free Movement, London No Borders, Medical Justice e National Coalition of Anti Deportation Campaigns,  informam o seguinte.


* Rosário Miranda
Fonte: UAUK (Union of Angolans in UK)

Na próxima Sexta-feira 14 Outubro de 2011, Familiares e amigos de Jimmy Mubenga e membros das instituições acima mencionadas, vao realizar uma vigília para marcar o aniversário da morte de Jimmy Mubenga.  A vigília terá lugar defronte do edifício do Crown Prosecution Service, Rose Court, 2 Southwark Bridge, London, SE1 9HS das 11.20 as 13.30 da tarde.


A chocante morte de Jimmy Mubenga, ocorreu no dia 12 de Outubro de 2010, as mãos de três guardas da empresa de seguranças G4S, aos serviços do Ministério do Interior britânico. Após embarcar num voo da British Airways, para ser deportado do Reino Unido, para Angola.


Não obstante os depoimentos de testemunhas oculares, alegando que o angolano, queixava-se de dificuldades na respiração e desesperadamente dizia: ‘‘Eles vão me matar’’ enquanto era violentamente restringido por mais de 40 minutos pelos guardas que o escoltavam, os médicos forenses que conduziram os exames post-mortem disseram naquela altura, que não conseguiram confirmar a causa da morte mas confirmaram que o angolano, havia sofrido hemorragia interna.


Passado um ano, após a morte de Jimmy, o clamor por justiça da parte dos seus filhos e da viúva contínua a ser ignorado pelas autoridades britânicas. A família contínua a espera que a polícia conclua as investigações sobre as causas da morte do angolano para permitir que CPS (Ministério publico) finalmente indicie e prenda os três guardas da G4S, por conexão com a morte do nosso irmão angolano. No passado mês de Junho, os três guardas foram novamente postos em liberdade sob caução pela polícia até dezembro do corrente ano.


A vigilia do dia 14 de Outubro, é completamente apartidária e carece de qualquer motivação politica. Exortamos a todos angolanos, residentes no Reino Unidos, desde diplomatas, estudantes, profissionais e comunidade angolana no geral a não pouparem esforços para se garantir o êxito deste ato de solidariedade, união e irmandade entre os angolanos, participando maciçamente na vigilia, de modos a pressionar as autoridades Britânicas a não deixar impunes os assassinos do cidadão Angolano, Jimmy Mubenga                                                                                       
   

                                                            
Londres 09 de Outubro de 2010
Master Ngola Nvunji aka Rosário Miranda
UAUK (Union of Angolans in UK)