O corrupto é todo aquele que entrega a realização das obras públicas aos amigos por meio de esquemas ou cambalachos. O corrupto é todo aquele que entrega a gestão ou a propriedade dos bens públicos aos seus familiares ou amigos, sem  que para tal tenham demonstrado capacidade ou competência.

A corrupção é um fenómeno grave porque corrói as estruturas do estado. Onde existe muita corrupção quem mais sofre são os pobres. Porque são os pobres que estão mais dependentes dos serviços públicos querem ao nível da saúde da educação ou de outros bans sociais.

Vocês sabem que o nosso país tem aparecido sistematicamente nas piores posições no ranking da transparência internacional, uma organização idónea que avalia os níveis de corrupção em todo o mundo.

Todos nós sabemos quem são os corruptos e sabemos também como eles são arrogantes. A FpD bateu-se sempre e com muita determinação para termos mais transparência em Angola. Sem transparência nunca conseguiremos combater corrupção. A FpD tem denunciado a forma pouco transparente como se gerem os fundos públicos em especial aqueles fundos  provenientes da exploração do petróleo e também dos diamantes.

É preciso criar sistemas de integridade na função pública com ética de responsabilidade e de reforço das normas  administrativas. Precisamos que os tribunais funcionem sem interferências e que a sociedade civil seja capaz de controlar a gestão dos fundos públicos.

No parlamento a FpD vai pedir o reforço da fiscalização dos actos do estado e das empresas publicas para evitar a delapidação do erário publico. É por isso que eu vos peço que votem na FpD. Peço que se juntem a nós neste combate. Queremos construir um pais mais justo e mais equilibrado.”

Texto de Justino Pinto de Andrade
(
http://www.fpd-angola.com/)
Fonte: FpD