A carregar...

Artigos

Kamalata Numa alerta que assassinatos de políticos pode mergulhar o país numa onda de conflitos

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda - Abílio Kamalata Numa,secretário-geral da UNITA, disse em Benguela, que "o país está a ser governado por crioulos que estão destruindo as últimas pontes da reconciliação nacional com o assassinato dos membros da oposição".


Fonte: VOA


Numa político que falava durante um comício, realizado fim-de-semana, no Município do Bocoio.Reagia, assim, à morte de um dirigente do seu partido, Armindo Januário Sikaleta,assassinado mês passado naquela municipalidade.

 

Segundo aquele político,o país pode mergulhar numa onda de conflitos violentos entre os "crioulos e autóctones" caso o regime não termine com os assassinatos políticos no país.


“Evitem os choques,por amor Deus”- apelou Numa, acrescentando: “Nós não vamos andar sempre de joelhos.O que nós queremos é a democracia,é um Estado de direito, é a dignificação do homem angolano na terra do seu nascimento.”

 

Numa deu ainda um prazo de três meses ao governo de Benguela para apresentar os autores da morte de Sikaleta.Aquele dirigente da UNITA prometeu realizar a marcha de protesto,caso as autoridades não esclareçam as circunstâncias do assassinato de Sikaleta no período requerido.


“Mostrem-nos os criminosos,entreguem-nos aquelas provas e julguem os criminosos,” disse o general Numa que desafiou os Serviços de Inteligência e Segurança de Estado de Angola (SISE) a mover uma acção judicial contra o seu partido, alegadamente por difamação.“Nós estaremos aqui para nos defendermos.Não vamos ter medo que nos processem ainda amanha”- comentou o general Numa.


Refira-se que a UNITA acusou a secreta angolana de estar por detrás do assassínio de Sikaleta, mas uma fonte da Segurança de Estado negou à Voz da América a quelas acusações,afirmando que a morte daquele dirigente do maior partido da oposição resultou de um crime passional ou seja de “um crime motivado por ciúmes.”






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

+2 luandina 21-10-2011 12:38 #90
"o país está a ser governado por crioulos" Numa, nao levanta tribalismo, criolo ou nao é angolano, mesmo nao ter nascido em angola, quantas pessoas estao nesta situação.deixa o espirito de gerra apesar de te correr no sangue.vivemos trinta anos de desperdicio de vidas.para.
-2 mukongo 21-10-2011 12:36 #89
Estou diacordo com o senhor General Numa,em sua ideia e,sua coragem,ao dizer que,o Governo dos assassinos dos Creolos dos Santomés e Cabo verdianos,estào à matar os proprios filhos de angola.
Muitos sào grandes estudantes ou tem habilitaçoés do que do os membros do mpla,partido dos assassinos.
Quantas vézes deveremos perder,os mais valorosos nativos e,aceitar o burrismo,que existiu e continua à existir àté hoje em dia,nào nào nào...
Devemos apoiar quem està à fazer o bém,angola é pra todos nào é
pra un nào pra os outros.
Quem acha melhor na unita fica na unita,e quem achar melhor no mpla,também fica là,qual é o problema. Se disserem que estamos à viver na democracia,isto é absurdo a frase e o papel que traz o papel do partido do mpla.Na democracia,à escolha é pessoal,mesmo o teu pai,irmào,filho ,etc,etc,pode e bém,fazer asua propria escolha,sem prejudicar ninguém.Mais à guerra nào lhe poderemo-nos convidar na republica.Quem ama a sua màe tem que amar à republica,que é sua casa (terra)obrigado à todos...
0 Project 2501 21-10-2011 04:03 #88
General, seus dias estão contados.
+1 Dias 20-10-2011 23:34 #87
É grave
-1 José Portas 20-10-2011 20:15 #86
Com o PARTIDO POPULAR as coisas jamais assim serão. Viva – Dr. David Mendes.

Abaixa o MPLA e seu Presidente (JES), assassinos, gatunos, corruptos, mentirosos e feiticeiros. MENOS PÃO, ÁGUA E ENERGIA.
+1 cambadiami 20-10-2011 15:36 #85
tirem o sr.samakuva dai ele e um fraco politico.Abel chiv.o povo xta consigo.
-1 AP 20-10-2011 12:12 #84
olá, Club k é pela primeira vez que eu teclo para voces. mas sou um dos apreciadores incondicionavel sobretudo das várias materias que divulgam. dizer que com muita precisão não é possivel falar destes juizes que recebem casos e preferem ser lobos e muita das vezes loucos por paixão material e esquecem-se de julgar pessoas como Wiliam e outros pautando-se nos principios da ética e isenssão proficional.
+1 AMOR 19-10-2011 20:14 #83
COITADO DO COMENTADOR QUE ME ANTECEDEU... NÃO CONHECE A HISTÓRIA E FALA ATOA QUE PENA!...VAI MORRER POBRE DE CONSCIENCIA...
-1 Macaco 19-10-2011 19:25 #82
Sempre disse que este numa e o seu chefe são desiquilibrados , dementes.
Sempre disse que no Moxico deviam ter morto esse gajo e outros, já não teríamos risco de regressar a guerra, como ele promete.
Em 92 tb começou com essas ameaças de somalizar Angola e aconteceu, esses fedelhos que nunca estiveram numa guerra pensam que e brinquedo.
Desta vez os primeiros a serem eliminados devem ser estes srs. Que sempre ameaçam o regresso a guerra por favor.
Srs. Façam política, se não souberem fiquem quietos.
A unita pensa que muita gente morre de amores por eles, estão enganados, nos sofremos muito nas vossas mãos, e sempre que tivermos op. tu idade de vingança, vamos fazer, tenho dito
-2 MUENHO 19-10-2011 17:47 #81
SENTI FIRMEZA GENERAL. TENS ACTITUDE E CONTA COM O NOSSO APOIO. SO OS FANÁTICOS, BAJULADORES, OSIOSOS, LADRÕES, CORRUPTOS DO MPLA ACHAM QUE O PAÍS NÃO PODE MERGULHAR NUM CONFLITO SEM PRECEDENTES, POIS OS QUE SOFREM E OS QUE MORREM NÃO SÃO SEUS PARENTES.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL