Lisboa –   Lucas Ngonda, dirigente da FNLA, remeteu, a 19 de Setembro, uma carta ao gabinete do  Secretário-Geral do MPLA, Dino Matross solicitando um pedido de  audiência para tratar de assuntos que considera ser do beneficio das respectivas  organizações políticas.


Fonte: Club-k.net

Ngonda pode  apoiar MPLA nas eleições de 2012

A missiva  de Ref. Nº 079/GP/FNLA/2011 alega que a mesma serve “para  solicitar  e agradecer mais uma vez que seja concedida ao signatário por  parte de vossa excelência, uma audiência nos próximos dias, no sentido de tratarmos assuntos do interesse das nossas organizações.”


De realçar  que a 13  Dezembro de 2010, aquele político da oposição teria solicitado uma “audiência para tratar de assunto mutuo” mas não chegou a realizar-se. Na altura, o numero três do partido no poder respondeu-lhe que  por razões de calendário, encarregava a sua Directora do Gabinete para  lhe receber  no dia  28.12.2010.

 

A indisponibilidade do Secretário Geral do MPLA, ou o gesto de encaminhá-lo para uma funcionaria do seu Gabinete  chegou a ser interpretado   como um indicador do  afrouxamento da atenção que o regime   presta ao mesmo.

 

A  FNLA é um dos pioneiros da luta de libertação nacional. O seu falecido fundador Alvaro Holden Roberto teria enfrentado, em 1997,  um afrontamento  interno  chefiada por Lucas Ngonda  que contestava a liderança do antigo Presidente. Mais tarde, os jornais em Luanda publicaram copia de correspondência de confirmação de valores entre Lucas Ngonda e o então Chefe da Casa Civil da PR, José Leitão dando azo a versões segundo a qual  Ngonda estaria comprometido com a Presidência angolana.