Luanda - O Partido Democrático Nacional, PDN, está a trabalhar para chegar ao Parlamento nas eleições previstas para o ano de 2012.


Fonte: VOA


Fundado em 1996, aquela formação partidária extraparlamentar garante estar a lançar as bases para ressurgir mais forte no cenário político angolano naquele que será o maior desafio político de 2012.

 

O vice-presidente do Partido Democrático Nacional, António Domingos Nguvulu, não esconde a ambição de atingir o poder em 2012, mas revela a chegada ao parlamento como o objectivo mínimo imediato:“É o sonho de qualquer formação política, mas a prioridade é assumir o poder, porque se a gente chega ao parlamento com dois deputados não chegamos ao poder, mas se o povo angolano dar-nos esta oportunidad,caso não coloquemos um elevado número deputados na Assembleia Nacional para podermos provocar o equilíbrio no Parlamento”.

 

António Nguvulu faz uma análise crítica da situação política e social do país,alertando para o estado de pobreza a que muitos angolanos se encontram,responsabilizando as más políticas do executivo e apontando as manifestações recentemente ocorridas e ainda a permanente ameaça de novas demonstrações, como facto revelador do estado social do país. Diz Nguvulu:“Nós vivemos uma série de dificuldades, nós somos um país muito rico em recursos hídricos e hoje temos cidades afins sem água para todos,embora exista um programa dessa natureza que é dar água para todos.Nós temos várias barragens hidroeléctricas e temos um país sem energia para todos.Nós temos um país com ligações por terra e as estradas nem todas estão em óptimas condições”.


O Partido Democrático Nacional viu-se impedido, pelo Tribunal Constitucional, de participar nas eleições de 2008 por lhe ter sido detectadas irregularidades na recolha de assinaturas.Quando faltam poucos meses de novas eleições o PDN joga na antecipação e agora quer fazer diferente.