Luanda - O Conselho Nacional do Bloco Democrático (BD) está reunido sexta-feira em Luanda para preparar a sua primeira Conferência Nacional a ter lugar sábado e domingo.


Fonte: VOA


O presidente desta organização política, Justino Pinto de Andrade, disse à Voz da América  que o Conselho e a Conferência Nacional vão preparar as estratégias do partido para as eleições de 2012.

 

“Vamos estudar matérias que têm a ver sobretudo com o grande momento particular que se aproxima  que é o período eleitoral que vai ser um grande desafio que vai ser um marco na história do BD”, precisou.

 

Pinto de Andrade, frisou que o evento vai discutir os documentos reitores e programáticos do partido e serão eleitos novos membros para o completamento do Conselho Nacional.

 

O Bloco Democrático foi fundado em Julho de 2010 congregando vários dissidentes do MPLA e outros activistas políticos angolanos. As eleições de 2010 são as primeiras em que se apresenta ao eleitorado.

 

Numa declaração divulgada a propósito do seu aniversário, e referindo-se às eleições, o Bloco Democrático dizia que se aproximavam tempos difíceis por ser necessário garantir aue o acto eleitoral é "justo, transparente e democrático".

 

O BD alertou contra “trapaças eleitorais” e “aconselhamos aqueles que se viciaram na mentira e na fraude a olharem para o que se passa no resto do mundo e aqui no nosso continente. A mentira tem pernas curtas e pode desencadear processos imprevisíveis. Pode mesmo destruir o país. Vamos lutar para que o próximo pleito seja limpo e justo, mesmo que desde agora, haja quem esteja apressado a edificar o castelo da batota".