Kwanza Norte – Mais de 10 estudantes do 4º Ano do curso de linguística Portuguesa, da turma única do período matinal da Escola Superior Pedagogia do Kwanza Norte, afecta a VII região académica, foram apanhados com cábulas durante a segunda prova parcelar da cadeira de Sociolinguística.


Fonte: Club-k.net

Dentre os cabuladores destacam-se vários membros de cargos de chefia de relevância no figurino do executivo local, tais como chefes de secções, funcionários do Gabinete de Inspecção do Governo local, directores de complexos escolares, dentre outros membros, soube este portal de uma fonte daquele Instituição.


A fonte cujo nome reserva-se, adiantou que “este tipo de comportamento naquela turma do ensino superior, não é a primeira nem a segunda vez que acontece, nas provas relacionadas à referida cadeira, na primeira chamada escrita parcelar alguns fraudulentos já foram apanhados em flagrante transgressão, mas o Professor chegou a perdoá-los, e desta vez a sorte bateu na “rocha”como se diz na gíria”, explicou o interlocutor.


Uma outra fonte que também sentiu-se arriscada pelo mesmo teste balbuciou deplorando a situação ocorrida, e alegou que “ esta cadeira teria sido já eliminada no 1º ano de acordo com o currículo do referido curso, exemplificando que os seus colegas do mesmo curso mas do 1º ano, têm esta disciplina e questionou ainda o porque que só este ano é que pensaram incluir a mesma cadeira no referido curso”. Entretanto, Dr. Emanuel Alfredo, docente da mesma cadeira, considerou de escândalo a fraude e anulou as provas dos prevaricadores e atribuiu-os nota zero.


Vale aqui lembrar que aquela instituição orgânica do ensino superior também enfrenta ainda muitos problemas de várias ordens, tais como a falta de salários dos docentes, falta de biblioteca no verdadeiro sentido, falta internet de banda larga para todos, sendo a mesmo restringida para uma minoria pertencentes a direcção da escola, falta de climatização das novas salas de aulas apresentadas este ano, dentre outros enigmas.