Golungo Alto – O administrador municipal do Golungo Alto, Cirilo Matias Mateus, está sendo acusado pelos jovens do círculo municipal, de orientar os directores das Escolas do I e II ciclo Patrice Lumumba, ambas sedeadas na vila municipal, no sentido de obrigarem rigorosamente os alunos em idade eleitoral a apresentarem os seus cartões de eleitor para além dos cartões de estudantes e os bilhetes de identidades, no período que decorrerá as provas finais, caso contrário, ficam sob pena de não realizarem os referidos exames.


Fonte: Club-k.net

A denúncia é de Mateus Rogério, nome fictício, que segundo ele, o administrador local tomou tal atitude para se poder identificar quem já se registou ou já actualizou o seu registo eleitoral e admitiu ainda que também existe interesses políticos por parte do partido que actualmente sustenta o governo.


De acordo com a fonte, esta posição tomada por aquele governante afiliado ao regime naquela região é um sinal que indicia o cometimento da fraude eleitoral por parte do partido no poder e também instiga o rancor, bem como o ciúme por parte dos partidos na oposição. O mesmo lamentou também a ausência da oposição propriamente dita naquela municipalidade onde a maioria absoluta é o MPLA.


Entretanto, o club-k, tentou telefonicamente ouvir o administrador municipal assim como alguns líderes de partidos políticos da oposição naquelas paragens para pronunciarem-se do assunto mas sem sucesso. Desta feita, prometemos nas próximas edições deste portal trazer a ribalta esta polémica situação.


FUNCIONÁRIOS ESTATAIS E PRIVADOS
SÃO OBRIGADOS A SE MILITAREM NO MPLA


Segundo uma das nossas interlocutoras que solicitou o anonimato que está naquela localidade desde o mês de Maio a preservar o seu primeiro emprego, mostrou-se agastada pelo facto de sempre contra sua vontade e de forma coerciva junto com alguns dos seus colegas serem solicitados para averbarem as suas militâncias na JMPLA e na OMA, sob alçada dos líderes daquele que é o partido.


Um dos jovens que apenas está no Golungo Alto, há 6 meses a cumprir trabalhos de exploração de madeiras, também foi solicitado a militar-se, segundo ele foi aldrabado pelo um dos militantes do MPLA naquela região, que é melhor adquirir o cartão da JMPLA, porque haverá concurso público brevemente nos distintos sectores do Estado e o seu nome será imediatamente encaminhado à Ndalatando.