EMBAIXADA DOS E.U.A.SERVIÇO DE IMPRENSA E CULTURALUANDA, ANGOLA

Declaração Oficial


A Embaixada dos Estados Unidos emite esta declaração para providenciar o texto completo das declarações atribuídas incorrectamente ao Senhor Embaixador Norte-Americano em Angola, Christopher McMullen, em algumas notícias.


O Embaixador McMullen proferiu uma conferência na Universidade Lusiada em Luanda, Angola sobre a Política Externa dos EUA para Angola (disponível na página da Embaixada - http://portuguese.angola.usembassy.gov/speechamb11072011.html).


Na sua intervenção, o Embaixador McMullen disse sobre o papel de Angola em África:


“Saudamos a contribuição de Angola para a estabilidade e a reconstrução na Guiné-Bissau. À medida em que os laços entre o exército Americano e as Forças Armadas Angolanas continuam a crescer, nós encorajamos Angola a procurar novas vias para que as suas forças armadas possam desempenhar um papel construtivo em África.”

 

O Embaixador McMullen respondeu depois a perguntas da audiência, incluindo a seguinte:

 

Question:  Os editoriais da Voz de América dizem que Angola é governada por ditadores. Este é um ponto de vista oficial dos EUA que a VOA apresenta nos editoriais. Quem é o ditador cá em Angola, pelo menos segundo a VOA?

Embaixador McMullen: Quanto ao comentário sobre a Voz da América, é a primeira vez que eu ouvi que esta rádio disse que Angola é uma ditadura. Então é notícia para mim. (aplausos). Pessoalmente eu não compartilho. Eu não tenho esta visão ou esta perspectiva de Angola. Não posso fazer comentários sobre notícias que eu nunca ouvi, mas tenho dúvidas sobre este comentário.


Question:  Qual é o seu Conselho para a comunicação social Angolana?


Embaixador McMullen: Com respeito ao meu conselho sobre os meios de comunicao social, eu acho que formação, educação, tudo isto é tão importante para qualquer país na área de jornalismo. E claro que em qualquer país, incluindo nos EUA, é importante lembrar que há uma responsabilidade dos dois lados. Uma responsabilidade do governo em permitir uma imprensa livre, mas também há uma responsabilidade dos jornalistas para servir o povo. Eu acho que há um equilibrio neste sentido. Nós tivemos uma experiência com a imprensa durante os  últimos 25, 30 anos em que às vezes há um excesso dos jornalistas, outras vezes, os jornalistas jogam um papel fundamental. Por exemplo, durante a nossa crise, o escândalo de Watergate durante o Governo de Nixon, a imprensa jogou um papel fundamental para fortalecer e salvar a nossa democracia, mas nós temos tido também exemplos em que os jornalistas, a imprensa, não fizeram um papel exemplar. Então tem que se manter este equilibrio entre os direitos da imprensa livre e as responsabilidades para com o povo.

 

Áudio na íntegra: {audio righticon:CC3333}media/mp3/McMullen.mp3{/audio}