Ndalantado – A conquista da paz, após longo conflito armado que se seguiu à Independência Nacional, trouxe consigo várias realizações do ponto de vista político e socioeconómicos visíveis aos olhos de todos.

 
Fonte: Angop


Este facto foi expresso pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, quando discursava no acto central alusivo ao 36º aniversário da Independência Nacional, decorrido na província do Kwanza Norte.

 


O governante que presidia ao acto em representação do chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, realçou que a paz tem permitido o reforço da democracia, estabilizar e desenvolver a economia nacional e atender com prioridade às preocupações das populações.

 


Como exemplo, notou desde o ano de 2002 o número de alunos subiu de cerca dois milhões e meio para os actuais mais de seis milhões e o número de estudantes universitários passou  de cerca de 19 mil para 150 mil alunos.

 


A nível da saúde, referiu, aumentou significativamente o número de hospitais e centros médicos em todo o país.

 


“Foram construídas importantes infra-estruturas para o desenvolvimento tais como, estradas pontes, aeroportos, portos, caminho de ferros, estádio desportivos, redes de tecnologia de informação e comunicação que deram acesso aos angolanos à telefonia celular à internet, alargar a rede de televisão, da rádio, redes em banda larga e cabos submarinos que facilitam as telecomunicações”, mencionou.

 


Neste processo, destacou a participação da mulher que, desde a independência, viu alargada a sua participação nos cargos de decisão e de governação.

 


Bornito de Sousa destacou igualmente os êxitos alcançados no domínio dos desportos, sobretudo, no Basquetebol, Andebol, futebol, sem se esquecer da cultura, onde a musica, o teatro e outras artes tem trazido muitas alegrias aos angolanos.

 


Noutro plano do seu discurso, o ministro disse que Angola projectou-se também durante este período como uma referência nas relações internacionais, como referência de paz regional e mundial.

 


A província do Kwanza Norte mereceu particular referencia do presidente do acto, apontando que são  visíveis os beneficios da paz e do desenvolvimento através da rede de estradas, caminhos de ferro, construção de  hospitais e escolas e do Centro de Produção da TPA, do novo edifício sede do Governo provincial.

 


Falou também da preparação da construção dos pólos indústriais nos municípios do Dondo, Lucala, Camabatela e dos projectos no domínio agrícola.

 


O projecto de construção de quatro mil habitações sociais vai abranger todos os municípios, o crescimentos das instalações comerciais e dos serviços da banca, foram igualmente citados pelo ministro.