Brasil - Com a crise  econômica na Europa, massacrando países,  fica difícil manter a chamada União Europeia. Ela surgiu como o produto de um medo –entre todas as coisas, e ilusões estúpidas - , frear a expansão comunista para o Ocidente da Europa, e evitar futuras guerras e “atos de submissões”  de umas nações sobre as  outras.


Fonte: Club-k.net


Quarenta ou cinquenta anos depois, no início da derrubada do Muro de Berlim, a União Europeia foi o símbolo a ser erguido  da “vitória” que o Capitalismo poderia esfregar na cara dos comunistas  e esquerdistas radicais de todo mundo. Na verdade, para quem gosta de pensar e fazer filosofia de maneira séria,  aquela vitória era a  manifestação de uma crises ideológica, cultural e até politica sem precedentes na história ( o marxismo já não estava aí para dar todas as respostas à humanidade). As verdades sobre as origens das supostas crises   ocultadas e ignoradas, além das mentes reacionárias, que o mundo já estava habituado, por mentes altamente esclarecidas e que até militavam naqueles dois bandos ( comunistas e esquerdistas de todo mundo).


A crise  na Europa, a verdadeira de todas – e que devia ser entendida como tal- prova que não existe capitalismo social, bom ou menos pernicioso, e que o fim da história tão propalados nos últimos vinte anos  só pode ser um produto da estupidez humana. A falsa sempre foi conhecida e desmascarada, mas negada por “milhões” de incautos deste mundo, que fazem do sofrimento  humano um ato de sadomasoquismo a ser disfrutado numa relação em que a  verdade prefere não se impor por  exercício intelectual, mas sacrificando o outro lado da nossa identidade: o Corpo!  O Capitalismo para muitos, ou ao menos para a pequena burguesia ( classe média, também, assim chamada), é disfrutados por muitos nos seus momentos de crescimento econômico, como o momento de transe  “inexplicável”, que ninguém consegue explicar e rejeitar, é o famoso ato: “dói, mas é gostoso”.

 

Esclarecer a milhões de pessoas de que as deficiências do capitalismo, ou o próprio sistema, precisa ser substituído não pode ser visto nunca como um exercício de vaidade da mente humana ou daqueles que simplesmente querem se sobressair em sua época. É também uma missão histórica que se iguala a do pai ou da mãe que deve dar guarda e orientar seus descendentes, filhos ou netos. Vai ser difícil! Convencer a Europa, ou a quem quer que seja, de que os problemas não são simplesmente as finanças das instituições bancárias ou estatais,  mal gerenciadas ou desreguladas. A propósito, o mau gerenciamento  e o caos financeiro nos mercados  é uma características deste sistema.  Mas que partidos e governos, até os ditos de esquerdas, insistem em levantar a bandeira dos mesmos, hoje chamado de sistema neoliberal.  

 

A Europa geme! E vai continuar assim por um bom tempo. Porque tradicionalmente era naquele lugar que saía o grande Capital para se investir no resto do mundo. Sabe-se que  esta trajetória, destino e origem, hoje,  estão invertidas.


Esta crise será  longa, a longa  marcha dos miseráveis rumo ao calvário!


Nelo de Carvalho
www.blogdonelodecarvalho.blogspot.com
www.facebook.com
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.