Lisboa –  O antigo responsável da Inteligência da extinta  representação da  UNITA  em Portugal, Estevão José Pedro Kachiungo é até ao momento, a única personalidade apresentada como  eventual candidato a liderança do maior partido da oposição,  para  o XI  congresso marcado para o período de 13 a 16 de Dezembro.


Fonte: Club-k.net

Sakala pode avançar no lugar de  Samakuva

José Pedro Kachiungo tem sido abordado, desde o mês passado,  por quadros do partido que o encorajam a avançar. A base de apoio que mais se manifesta em torno da sua eventual candidatura esta conotada com a juventude do  partido acrescida a  uma corrente   identificada  com Abel Chivukuvuku.  Rafael Aguiar figura de prestigio da nova geração da UNITA  é citado como tendo avaliado  pela positiva  tal cenário notando em  José Pedro Kachiungo, um “futuro promissor".

 

Embora seja referenciado  como “um intelectual”, Pedro Kachiungo é um dos quadros da segunda geração da UNITA cuja importância chegou a ser reconhecida por Jonas Savimbi. Foi  mandatário  da campanha de Savimbi  para a Província de Benguela nas eleições de 1992.  Após os confrontos militares em conseqüência dos resultados das primeiras  eleições em Angola, o mesmo, retirou-se para o Huambo,  onde teria sido  nomeado  Director Geral  do Protocolo e mais tarde escolhido por Savimbi para integrar o GURN como Vice-Ministro das Obras Públicas e Urbanismo (As autoridades terão rejeitado a proposta).


Tem duas licenciaturas. Uma  em engenharia na área do Urbanismo e outra no ramo das ciências políticas feita em Portugal, na altura em  que fazia parte dos quadros da missão diplomática da UNITA, naquele país   como elemento que se dedicava  a inteligência.

 

Na seqüência dos acordos de paz de 2002, regressou ao país  e em 2004 chefiou o Secretariado da UNITA em Luanda em substituição de Daniel Domingos Maluca. Presentemente dedica-se a docência na Universidade Lusíada e no Instituto Superior de Ciências Sócias e Relações Internacionais como professor auxiliar.

 

Para além de  José Pedro Kachiungo, o congresso da UNITA, deverá ter como concorrente  o actual Presidente do partido, Isaías Samakuva, que concorre a sua sucessão embora há  ventilações  que apontam para  um eventual recuou  e  no seu lugar avançaria, Alcides Sakala Simões, o Porta-Voz e  Secretario  das Relações Exteriores do partido.

 

Abel Chivukuvuku, outro potencial quadro para disputar a liderança mantém-se indefinido quanto ao futuro  a si reservado. Quadros próximo ao mesmo invocam que  não deverá  avançar.  Suspeitam   que os delegados ao congresso  provenientes das províncias cheguem   a Luanda “instruidos” quanto a direcção do seu voto.  No fim de semana ultimo, uma publicação em Luanda, o Jornal “Continente” apresentou Chivukuvuku  na condição de demissionário da UNITA, o que foi rejeitado em meios a si, ligados.