Luanda - O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva defendeu ontem, após o encontro que manteve com o Primeiro-ministro Português, a necessidade de Angola estar aberto ao mundo, estabelecendo acordos de cooperação que todos beneficiem.


Fonte : Unitaangola


Angola e Portugal mantém relações de longa data e na sua conversa o líder da UNITA mostrou ao governante luso a visão do seu partido sobre como deviam ser conduzidas as relações históricas de amizade entre os dois povos e estados.

 

De notar que Angola e Portugal são seculares e desdobram-se sobre vários sectores, mas lamentou o facto de não haver uma informação pública sobre a cooperação existente entre os dois países de expressão portuguesa.

 

O presidente Samakuva manteve no Hotel Baia, um encontro com o Primeiro-Ministro Português, Pedro Passos Coelho, sobre a situação política, económica e social de Angola.

 

“Estivemos a dar o nosso ponto de vista sobre a situação prevalecente no nosso país”, disse aos jornalistas o presidente da UNITA.


O processo eleitoral, enquanto um dos itens de natureza política, foi também objecto de abordagem, tendo o governante luso manifestado disponibilidade para o estabelecimento de relações de cooperação ao nível das Assembleias Nacionais de Portugal e de Angola.


No seu encontro com o Primeiro-ministro português, o Presidente Isaías Samakuva fez-se acompanhar do seu vice-presidente e Deputado à Assembleia Nacional, Ernesto Joaquim Mulato, da Deputada e Presidente da LIMA, Miraldina Olga Jamba e do Secretário para as Relações e Exteriores, Alcides Sakala Simões.