A carregar...

Artigos

Pumangol com participação de “Kopelipa”

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Lisboa -  A Pumangol, empresa recém entrada no mercado de comercialização e distribuição de produtos petrolíferos, “downstream”, Angola, é uma sociedade constituída entre a multinacional Puma Energy International, a Trafigura Group e investidores angolanos. Entre estes, os principais são o chefe da Casa Militar, Gen M H Vieira Dias “Kopelipa” e  Leopoldino do Nascimento “Dino” (AM 605), ambos muito próximos a vários títulos – incluindo negócios comuns.


Fonte: africamonitor.net



Higino Carneiro, identificado como sendo o principal parceiro angolano na Pumangol, de facto não o é, nem poderia ser, dada a sua actual condição de persona nom grata no círculo presidencial (AM 596), inclusive com implicações nefastas para os seus negócios privados.


A sua actividade política está presentemente circunscrita à vice-presidência da bancada parlamentar do MPLA; o mau relacionamento que tem com o respectivo presidente, Fontes Pereira, é fomentado por intrigas provindas do círculo presidencial.


No último congresso do MPLA (AM 606) José Eduardo dos Santos pretendeu afastá-lo do CC, embora sem o conseguir. A ligação pretensamente estabelecida entre H Carneiro e a Pumangol foi devida a uma analogia: a sua participação, em sociedade com o brasileiro Gambogi de Souza, numa companhia aérea sediada no Brasil, a Puma Air (um dos seus mal sucedidos negócios).


Antes da constituição da Pumangol (o encaminhamento burocrático do processo foi feito em condições especiais e a um ritmo inusual em Angola, supostamente por influência directa das personalidades angolanas interessadas), a Sonangol, através da sua holding, anunciou a intenção de comprar 20% da participação do Trafigura Group na Puma Energy International, o que significa que por essa via tem igualmente interesses indirectos na nova empresa.



Desde a sua constituição, a Pumangol já implantou em Luanda 15 postos de distribuição de combustíveis, alguns dos quais de grandes dimensões. Os elevados padrões de eficiência reconhecidos à sua actividade (eliminados os estrangulamentos com que o mercado vinha funcionando), são devidos ao facto de se apoiar numa logística própria, completa – o “midstream”. Não depende da refinaria da Sonangol; importa directamente, de acordo com planos que traça e cuja execução controla.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Miguel António 14-02-2013 09:04 #56
Sou fucionario da pumangol estamos a caminho de 2 meses se salario . Para eles nao temos familha
0 Anônimo 28-08-2012 12:14 #55
Irmãos estamos perante do monopólio do camarada de 70 anos, aquele que não nos quer saber que em nem um comício aparecem os filhos dele. Amigo não se esqueçam que aquele que está vos farinhar hoje é o mesmo que vós vai morder amanhã.
0 Estanislau 09-04-2012 09:32 #54
Sr kopelipa vê a situação do teu povo angolano ganham mal
0 londrino 17-01-2012 12:17 #53
eles roubao tudo e nao deixao nada o povo que se lixa mais no dia do julgamento as penas vao ter que ser de morte a frente do povo Angolano sem piedade e sem respeitar a comunidade internacional ja que eles nao querem nos ajudar a tirar estes bandidos do poder a solucao e morte com eles todos
0 santos 03-01-2012 20:14 #52
vendo telas ecran cinema em casa 3d em alta definiçao contactos [email protected] ou 00351 924358034
0 Angolano 19-12-2011 12:16 #51
Sou angolano de raíz. Também leio os jornais online moçambicanos. Até para já faço link com jornais de todo mundo, atravez do vosso "jornal o país". Conheço o vosso país Moçambique. Os nossos problemas angolanos que você evocas vocês também os teêm, com a gravante que vocês teêm maior percentagem de SIDA do que nós angolanos.
0 FIRESTONE 18-12-2011 13:46 #50
oh minha amiga Agatha, Angola ja foi vendida a seculos, tudo esta com eles. ou melhor tudo pertence a eles, inclusivel voce, tu es propriedade deles, enquanto satisfazer seus caprichos, tu nao percebes que somos enganados com bebideiras, com diferentes concursos tais como: Miss & master Angola, grandes empreedimentos comerciais gerido por estrangeiros assim como supermercado KERO, UNITEL, MOVICEL, ANGOLA TELECOM e outros.Por exemplo os NOSSOS SUPERS em geral no pais andam fechados sabes por que? puxa a cabecina, vais descubrir. So nao falo da PUMANGOL e outros porque tudo acaba um dia. Quanto a promocoes de cargos se por acaso nao aderires a sua politica de governacao, o seu salario baixa ou entao nao tens salario e automaticamente vais no club dos desempregados.
0 nkondo no nzeto 16-12-2011 08:43 #49
todos dirigentes do m.p.l.a roubam e vao morere feio no tribunal penal internacional
0 ylonga 15-12-2011 11:02 #48
Quem tem esperança nestes governantes está perdio estes senhores só falta vender o país, de tal forma que oucuparam todas as terras aráveis do país só falta fixar o preço do país.
0 Infeelix 15-12-2011 06:05 #47
Estou muito infeliz com estas pessoas que tanto ser egoísta no seu prorpio país. Imagine como angola está, tanto sofrimento, tantas gente sem condições de vida, nem direito de liberdade, etc e alguns são beneficiados. Os fortes contra os fracos é demais meus compatriota, os Cadafi já se forammmmmmmmmmm mm.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL