Luanda – O Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi proclamado hoje, terça-feira, em Luanda, presidente de honra da Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, durante o seu acto constitutivo decorrido no Centro de Convenções de Belas.
 

Fonte: Angop


No Termo de Proclamação, lido por Diogo Ventura, sobrevivente do “Processo 50”, refere-se que a escolha foi devido ao “reconhecimento pelo papel determinante desempenhado, enquanto Comandante-em-Chefe, no processo de pacificação do país e reconciliação nacional.
 

Acrescentou que isso permite hoje a convivência entre irmãos outrora desavindos, a consolidação do Estado democrático e de direito e o desenvolvimento socioeconómico do país.


 
“Nós, Associações de Antigos Combatentes, Veteranos da Pátria, Deficientes de Guerra e Familiares de Combatentes tombados ou perecidos, unidos na Federação de Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola (FACVPA), reconhecendo a inquestionável participação de José Eduardo dos Santos, no processo da luta pela Independência Nacional e, honrosamente, decidimos proclamar o engenheiro José Eduardo dos Santos a Presidente de honra da mesma , indica o documento lido na ocasião.
 

A Federação de Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola foi proclamada hoje, em Luanda, em acto assistido por diversas entidades.
 

Representantes de dezassete associações de antigos combatentes integram o corpo gerente desta agremiação, que tem como objectivo a defesa dos interesses de todos quanto se debateram em prol da libertação nacional e da manutenção da independência e integridade territorial.