Luanda - Em Angola o principal partido da oposição, UNITA, convidou hoje todos os interessados a formalizarem as suas candidaturas à liderança partidária a partir do dia 25 até  30 do mês em curso.

Fonte: VOA


Num comunicado de imprensa, a que a "Voz da América" teve a acesso,  a  Comissão Eleitoral ao XI Congresso da UNITA precisa que o acto de formalização das candidaturas  será no edifício do Secretariado Provincial de Luanda, ao  bairro São Paulo, em Luanda.


Oficialmente, não se conhecem  os nomes dos potenciais candidatos  ao cadeirão máximo desta formação política depois da já conhecida candidatura, à sua própria sucessão, do actual presidente, Isaías Samakuva.


Samakuva anunciou a sua intenção de concorrer para mais um mandato por altura do surgimento do chamado movimento de reflexão que pretendia o sua substituição   durante o  congresso  previsto para o mês de Dezembro.


Informações disponíveis  dão como certa a indisponibilidade de Abel Chivukuvuku, até então tido como um dos principais aspirantes à liderança da UNITA. Depois da sanção partidária a que foi castigado em Setembro último, entretanto suspensa, Chivukuvuku tinha anunciado que em momento próprio iria apresentar ao país o seu programa político, o que ainda não aconteceu.


O deputado Lukamba Gato, que, tal como Chivukuvuku, tinha sido derrotado por Samakuva, num dos congressos   realizados, também não   tem manifestado qualquer interesse no cargo mostrando-se mais ocupado com a sua actividade empresarial.


Nos últimos dias tem circulado, na imprensa “on line”, o nome do um antigo responsável da inteligência da UNITA, Estévão José Pedro