Huambo - O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e o secretário de Estado para a Construção, Joanes André, saíram ilesos de um acidente de aviação ocorrido ao princípio da tarde de hoje,  na pista do Aeroporto Albano Machado, cidade do Huambo, quando a aeronave em que ambos seguiam viagem despistou.


Fonte: Angop

 
O incidente, prontamente socorrido pelos serviços de bombeiros e protecção civil, deu-se na sequência de uma avaria técnica nos travões do avião, de marca Gulf Stream II, no momento da descolagem.

 
A aeronave percorreu aproximadamente 1200 metros com os pneus furados, e só parou depois de ter embatido contra uma enorme pedra que se encontrava a 100 metros do fim da pista.

 
Várias peças do referido avião, que transportava sete outros passageiros incluindo a directora Nacional de Infra-estruturas do Ministério da Juventude e Desportos, Ana Bela, foram caindo à medida em que a aeronave seguia o seu trajecto já sobre jantes.

 
Os dois governantes e outros ocupantes, que também saíram ilesos, regressavam a Luanda após terem cumprido uma jornada laboral de algumas horas a esta província.
 

Além de terem procedido ao lançamento da primeira pedra para a construção de um novo estádio para o Sport Huambo e Benfica, Gonçalves Muandumba e Joanes André inauguraram  a casa social modelo para a juventude e uma casa de alta renda num projecto imobiliário de iniciativa privada.
 

Procederam igualmente a entrega de 72  lotes para auto-construção dirigida aos jovens e testemunharam a inauguração da primeira loja de venda de material desportivo.
 


Este é o segundo acidente de aviação que ocorre na pista do aeroporto Albano Machado desde que foi reinaugurado em Agosto deste ano. O primeiro, ocorrido em Setembro, morreram 33 ocupantes.