Luanda - Centenas de viaturas entupiram, este sábado, as ruas de Luanda, numa demonstração de força da UNITA que o secretário-geral Abílio Numa disse à Lusa ser "sinal que a UNITA está além dos 10%" obtidos nas eleições de 2008.


Fonte: Lusa


"Nós quisemos fazer culminar o fim do congresso com esta passeata, exactamente para demonstrar que a UNITA está para além dos 10% que nos atribuem", disse Abílio Camalata Numa.


A concentração foi feita no Largo das Escolas, perto da Praça da Independência e as centenas de carros, autocarros e motas tornaram ainda mais impossível o tráfego automóvel na capital angolana, percorrendo várias artérias antes de rumar a Viana, nos arredores de Luanda.

 

"É este sinal que queremos dar, porque nós partimos do principio para unir Angola, para produzirmos a mudança em 2012, mas unindo primeiro os militantes", acrescentou Camalata Numa, aludindo às próximas eleições gerais, agendadas para Setembro de 2012.


Nas eleições de 2008, a UNITA alcançou somente 10 por cento e elegeu 16 deputados, perdendo 54 dos que tinha eleito no anterior escrutínio, em 1992, antes do reinício da guerra civil.


Esta iniciativa do maior partido da oposição em Angola encerra as actividades do XI Congresso que esteve reunido entre 13 e 16 deste mês em Viana, em que Isaías Samakuva voltou a ser reeleito Presidente do partido, com 85,6 por cento dos votos válidos dos congressistas.


Segundo Camalata Numa, a passeata vai até Viana, onde se realizará depois o ato final do congresso, com a eleição da Comissão Política, que a partir de agora passa dos 325 efectivos para 250 elementos.


Em seguida realiza-se a primeira reunião deste órgão, que elegerá no se seio o Secretariado Permanente, que dirigirá o partido nos próximos quatro anos.