As razões vêem expostas numa mensagem de apelo intitulada «Não existem razões para votar no Mpla,votemos FpD»  publicada no portal  Angola24horas.com. De lembrar que o autor foi um dos quadros do MPLA torturado no 27 de Maio.

«Não existem razões para votar no Mpla, votemos FpD»

Berlim - Angola vive já totalmente anestesiada pela propaganda dos mais variados partidos, concorrentes ás tão esperadas e desejadas eleições de 5/9/2008. Lamentavelmente muitos de nós, desconhece o grande perigo que corremos com as já, bem montadas e esquematizadas manobras para o escandaloso fraudo eleitoral .Sinceramente falando,não temos nenhuma garantia que mereça credibilidade .

E antes pelo contrário; Se queremos ser realistas, é só somarmos os vários acontecimentos ocorridos ao longo deste período de campanha que termina com um balanço nada abonatório para bem da verdade. Uns têm em suas mãos a força  do dinheiro e embora fazendo passar uma mensagem pouco convincente ,populista e muito demagoga vão conseguindo comprar algumas consciências e não me admiro que até mesmo alguns dos ditos observadores internacionais,já esteja bem no papo dos habilidosos e espertalhões de sempre.

Até hoje ao povo angolano ninguém ainda deu uma explicação concreta, sobre o poder de controle e observação dos ditos observadores internacionais. Talvez seja apenas para mostrar ao mundo,que tivemos observadores internacionais,eleições livres e transparentes,dando apenas uma falsa aparência da realidade.

É uma grande falta de vergonha, carácter, respeito, dignidade e principalmente carinho para com o povo. Os angolanos estão indignados revoltosos com as vergonhosas acções  deste governo,mais nada podem fazer senão esperarem por um milagre e com paciência como sempre para verem e crerem.Mas olha se quisermos viver num país sério e justo precisamos nos impor,restaurar os valores tão esquecidos por este governo ;como justiça,respeito e dignidade.

Temos que começar a forçar os nossos governantes, para que apresentem suas acções com total transparência, que mostrem competência e eficiência na busca de resoluções que gerem emprego, uma educação e saúde de qualidade para todos nós. Quem se der ao trabalho de vasculhar a história de angola ,certamente constatará,tal como eu,que nada de semelhante havia ocorrido no país,até a gestão do actual presidente que temos.O governo tem exibido notável desrespeito pelas liberdades e valores democráticos,manipulando a maquina administrativa a seu bel-prazer,de modo a colocar o estado a favor da sua inesgotável fome de poder.

A única coisa que posso afirmar é que não existem razões para que votemos no Mpla. Causa perplexidade, também a maneira cínica ,desinteressada como o governo tem tentado se defender das várias acusações,usando truques jurídicos para criar uma carapuça que evite investigações,de suspeitas gravíssimas em torno de vários membros do governo incluindo o próprio presidente da republica.Com o aproximar das eleições o governo tem abusado ainda mais do poder envolvendo-se,abertamente na compra de votos á todo custo,não importando o preço á pagar na lubrificação da alma de órgãos de comunicação -social por meio de gigantescas verbas publicitárias e de perseguir os que lhe negam aplausos ou votos.

Os angolanos sabem da grande maquinaria de propaganda que este governo montou, ao contratar uma equipa de 158 brasileiros e cujos gastos (considerados pelo menos até hoje segredos do estado). Temos mesmo que ser realistas e termos a coragem também de vermos as coisas de frente;enquanto os angolanos tiverem como adversário político este Mpla que se tornou em todo poderoso e dono do nosso potencial econômico, não nos será nada fácil derrotá-lo, apesar de continuar acreditando que tarde ou cedo acabarão por seguir o mesmo destino ,de outros tantos fantoches condenados pela história.. Não existem razões para votar no Mpla, votemos na FpD

*Fernando Vumby
Fonte: Angola24horas.com