Luanda - Dados oficiais apontam que mais de 12 pessoas perderam a vida em consequência de 11 acidentes de viação registados no primeiro dia do ano em curso, em diversas estradas da província de Luanda. Como sempre, os acidentes ocorreram nas estradas dos distritos do Ingombota, Rangel, Samba e nos municípios de Cacuaco, Kilamba Kiaxi e Viana.


Fonte: Club-k.net

Os acidentes, causados na maior parte das vezes por condução em estado de embriaguez, associada – como é óbvio – ao excesso de velocidade, causaram ainda ferimentos a 15 pessoas e prejuízos matérias avaliados em mais de seis milhões de kwanzas, segundo o porta-voz do comando provincial da polícia nacional, inspector-chefe Nestor Bizi Goube.
 

Os sinistros rodoviários, que derivaram do desrespeito às regras de trânsito e imprudência por parte dos peões e automobilistas, traduziram-se em despistes, capotamentos, choques entre veículos automóveis, motociclos, obstáculos fixos e atropelamentos.

 
Por outro lado, o porta-voz do comando provincial da PN deu ainda a conhecer que foram registados mais de 18 crimes de fórum comum, com maior destaques homicídios voluntários e violações sexuais, no mesmo dia. De acordo com a fonte, registaram-se dois homicídios, sendo um por espancamento e outro por disparos com arma de fogo, nas áreas da Samba e do Kilamba Kiaxi, respectivamente, com um suspeito detido.

 
As forças da ordem detiveram, no município do Cazenga, quatro elementos acusados de protagonizarem duas violações sexuais e outros cinco por supostamente terem tentado efectuar o mesmo acto nas circunscrições de Viana, Maianga e Rangel, além da remoção de três cadáveres na via pública, vítimas de acidentes de viação e doença.
 

PUNIDOS MAGISTRADOS


O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público ordenou, em 2011, a instauração de 16 processos disciplinares que resultaram na punição de dez magistrados, anunciou,em Luanda,  a Procuradoria-Geral da República (PGR).


A Procuradoria-Geral da República refere, em comunicado, que dos dez magistrados do Ministério Público punidos, sete tiveram advertência registada, um, advertência privada, outro pagou multa e o último teve como pena a demissão compulsiva. A nota da Procuradoria-Geral da República lembra que, também este ano, foram nomeados e colocados 48 novos magistrados do Ministério Público, promovidos 31 procuradores provinciais adjuntos à categoria de procuradores provinciais e sete municipais a provinciais adjuntos.


O comunicado acrescenta que também foram nomeados quatro magistrados para cargos de chefia e indeferidos dois pedidos de reintegração na magistratura do Ministério Público de procuradores da República demitidos na sequência de processos disciplinares. O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público criou, em 2011, uma comissão de trabalho para as propostas de Regulamento Interno e orçamento e subsídios dos membros do órgão.