Luanda - “Quem é firmemente pela justiça é candidato a vida, mas quem vai no encalço do que é mau é candidato a sua própria morte”. – Provérbios 11: 19


Fonte: Club-k.net


“…O Chefe de Estado é um símbolo nacional, timoneiro da paz, garante da unidade e da estabilidade de Angola e dos angolanos”. – extracto da Declaração do MNE á proposito do ‘lazerando’ do F8.


PONTO PRÈVIO


PAZ: - é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim; Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. 


No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. 


JES ganhou a guerra e ganhou a Paz


Segundo o denominado “general dos generais ou o general coca-cola” José Maria (JM), JES ganhou a guerra e ganhou a paz. Que proeza de bajulação protagonizou o general dos Serviços de Inteligência Militar (SIM) a raiar o crassamente patético e nauseabundamente indecente. Provavelmente envolvido numa ‘luta’ de bajuladores ao serviço de JES, o outro bajulador noutro ‘extremo’, parece de igual modo não desarmar, atiçou primeiramente JES como “candidato a premio Nobel da paz” e recentemente ao referir-se ao Kilamba (deve ter ganho de certezinha um apartamento na badalada ‘centralidade’ pela bajula) o melhor “chefe do governo do mundo” e algumas horas antes do fim de 2011 lançou outra faiscante labareda ao espaço (o virtual e ‘maior’ foguete do fim-de-ano); “JES a figura Africana de 2011”, a luta por um lugarzinho no ‘colo’ de JES “e na pole position da Máfia” esta disputadíssima, não tarda vai surgir o FalCão na ribalta a ‘inventar’ um estrambelhado título ou um outro nauseabundo atributo ao ‘deus’ na terra, e não me surpreenderia se logo de seguida surgisse um eclesiástico a sugerir blasfemo, que JES comunica-se diretamente com Deus e Cristo, ou que é o próprio Cristo encarnado, etc. etc.


Sentido de Estado


Um verdadeiro politico com sentido de estado isto é, que põe os interesses do Estado acima dos interesses partidário ou pessoal, nunca faz declarações semelhantes a de JES no Huambo, durante a (re)inauguração do troço ferroviário entre Benguela e Huambo, e muito menos um militar um alto responsável de uma estrutura militar que ‘sabendo’ o que é a guerra cometeria tal deslize completamente boçal e inapropriado, principalmente quando as Forças Armadas vigentes são o resultado da união de vários extratos militares que estiveram até há 10 anos atrás envolvido no conflito militar mais longo e violento que teve lugar no continente Africano, após a 2ª guerra mundial. O que acontece se generais de outras franjas, ou da UNITA para ser mais específico, resposte com a mesma veemência, esgrimindo a ‘outra face da moeda’ ou a sua versão quanto a guerra? Tais declarações belicistas a quem beneficia? JM como patrão ‘incontestável’ do SIM anunciou finalmente para ‘onde e quem’ tem direcionado o objeto do seu ‘trabalho’.


QUEM GANHOU A GUERRA?


JES deveria ser (pensávamos que era) o aglutinador da PAZ ou do calar das armas, porque estamos verificando com muita tristeza e preocupação que “no final das contas” verdadeiramente NÃO HÁ PAZ, os espíritos encontram-se ainda violentamente imbuídos na guerra e no ódio seletivo, quando o chefe de estado indicia uma crassa desconfiança a outro(s) parceiro(s) e um rol de sentimentos negativos “é porque a paz que estamos com ela é PODRE”, uma autêntica “granada descavilhada”. JES, deu o mote a comportamento como este, ao proferir o irresponsável discurso no Huambo exibindo despatrioticamente o “machado da guerra” aludindo entre aspas que ele e o seu MPLA eram de factos os ‘ganhadores’ da estupida guerra que dilacerou milhões de vidas de Angolanos inocentes (como alguém responsável pode reivindicar o ónus de tal ‘ganho’?!), citando aspetos unilateral de destruições agora ampliadas ‘estrategicamente’ e recitada com pitadas poéticas por JM, apontando perigosa e incansavelmente o dedo a UNITA.


JES GANHOU A GUERRA!


Quem afinal ganhou a guerra? Persiste a inquietante pergunta, e infelizmente por mais que eu pense e rebusque, dou a mão a palmatória e assim dou razão ao general JM, não pelos argumentos que ele esgrimiu, até porque o meu raciocínio antes contradiz os argumentos do malvado general, mas não posso deixar de concordar com o general, JES GANHOU A GUERRA e GANHOU A PAZ de facto. Por outro lado JR comissario bajulador chefe do JÁ tem razão ao recomendar JES para o nobel da Paz, só com um senão; o Nobel da paz ao avesso e perverso.

 


Porque o inteiro povo Angolano e Angola foi o justo VENCIDO ou perdedor, e só temos que nos envergonhar pelo facto de termos como povo permitido em nome de inconfessos interesses políticos partidário termo-nos dilacerado fratricidamente e “ferirmos gravemente a mãe Pátria”, por uns terem-nos dito que o comunismo era o melhor sistema e outros terem convencido milhares de outros irmãos de que o anticomunismo ou seja o “capitalismo” era o sistema mais viável, uns trouxeram os Catangueses, Cubanos, Russos e outros estrangeiros diversos, outros trouxeram os Zairenses, chineses e Sul-africanos, quem ganhou com toda esta miscelânea de ‘ideologias’ estranhas que o “povo Angolano nunca antes ouviu?”… deixo propositadamente a pergunta ao ar e que cada um responda, mas de uma coisa estou absolutamente certo, sei quem foi o perdedor desta guerra; O POVO ANGOLANO e Angola que ainda se encontra com a saúde debilitada e nos “cuidados intensivos”.

 

45% Das crianças sofrem de má nutrição crónica, 25% uma em cada quatro crianças morre antes de atingir os cinco anos de idade, que mortandade mais pavorosa! 80% Do PIB é produzido por estrangeiros; mais de 90% da riqueza privada é subtraída do erário público e encontra-se concentrada em apenas 0,5% da população, só para citar para exemplo da necessidade urgente de se verter a PAZ de JES para PAZ DO POVO, porque a primeira enriquece soberba e astronomicamente o ‘líder incontestável’ e família, a segunda vai beneficiar linearmente o inteiro povo de Angola, de Cabinda ao Cunene.


JES GANHOU A PAZ!


Porem Insisto, JES foi indiscutivelmente quem ganhou a guerra e também (para nossa tristeza) ganhou a paz. O facto de JES ter ganho a guerra esta literalmente traduzido, por alicerçar a sua posição “indiscutível” dentro do MPLA, transformando-o numa coutada pessoal e consequentemente a sua posição como PR de Angola, transformando esta no “quintal da mãe joana” e coutada familiar, SEM NUNCA TER SIDO ELEITO e ainda por cima por mero capricho expurgar as eleições presidenciais do sistema político do País. Não é isto um ganho real? E que PAZ ganhou? Simples com o termino da guerra, ganhou inquestionavelmente a sua paz para sossegadinho da ‘silva’ aliás tranquilinho dos ‘santos’ roubar mais de 20 biliões de USD, apoderar-se de toda a riqueza nacional, transformar a família nos maiores milionários de África, sem terem que moverem um único dedinho sequer… que paz! Não é verdade? No culminar de 2011 soube-se que a totalidade da bufunfa desaparecida raia o ridículo da roubalheira; 32 bilhões de USD desapareceram entre 2009 – 2011.

 

Face ao acumular da astronómica ‘super-fortuna’ pessoal (de JES) e da Máfia, anunciou cínica e placidamente face a miséria endémica que se encontra mergulhado o povo Angolano; “Fizemos o que foi possível, mais não podia ser feito” sob a aprovação e ovação estrondosa da corja de corruptos e mafiosos que constitui o seu governo o seu MPLA e alguns líderes da chamada igreja cristã.

 

Apenas um único chefe de estado em toda a história da humanidade foi mais longe que JES; Suharto da Indonésia, que sozinho ou melhor ele e a família FALIRAM o País inteiro, exploraram desenfreadamente o petróleo do País para proveito próprio e da família, ao ponto de hoje a Indonésia entrar para a história pelo facto acima mencionado e também por ser o primeiro país a esgotar linear e estupidamente os seus recursos petrolíferos. JES seguramente está disposto e apostado a ‘ultrapassar’ não na contramão o Indonésio que roubou mais de 60 bilhões de USD. Suharto também fez-se rodear de bajuladores de craveira de JM e JR que o apontaram de igual modo como HEROI nacional, por ter conduzido com êxito a resistência Indonésia contra a ocupação nipónica, durante a 2ª guerra mundial, e assim justificaram tudo que fosse relacionado com o roubo e a corrupção ‘emitida’ por ele próprio, pela esposa e filhos. JES e esbirros estudaram muito bem a lição e aplicam-no com meticuloso esmero.

 

Por outro lado, o povo Angolano e Angola continuam em guerra desde 1975, uma guerra silenciosa, calaram-se as armas mas a CORRUPÇÃO continua a troar criminosa e silenciosamente, nos nossos lares, nas ruas, nos bairros, nas estradas, nas escolas, e a fazer mais vítimas do que os anos de guerra. Inegavelmente o POVO ANGOLANO CONTINUA PERDEDOR, foi e ainda é implacavelmente vergado e vergastado por um único homem, JES o vitorioso inquestionável, o homem que ganhou a guerra (dos canhões) e ganhou a paz (da corrupção).


Alguns podem ser enganados todo o tempo, todos podem ser enganados por algum tempo, mas é IMPOSSIVEL enganar TODOS todo o tempo. – Abraham Lincoln

Nguituka Salomão