Kwanza Norte – Sem a famosa gasosa, extrair uma cédula pessoal, ou mesmo, tratar um documento de registo civil na conservatória da comarca do Kwanza, em Ndalatando está cada vez mais difícil, para não dizer milagre. O clamor é dos populares daquela região que, diariamente, afluem aquela instituição afecta ao ministério da Justiça.


Fonte: Club-k.net

conservatoria ndalatando.jpg - 38.23 KbCorrupção e a agressão verbal constante fazem também parte do cardápio dos funcionários desta instituição. Além da existência de corrupção, os nossos interlocutores queixaram-se da morosidade dos mesmos, principalmente, na obtenção de certidão de nascimento. “É preciso estar ali mais de três dias e chegar muito cedo”, garantiu uma cidadã no local.


“Estamos aqui desde ontem as 7 horas, mas ainda não fomos atendidos. Esse é o problema de Angola, há sempre alguns casos particulares a serem atendidos mas nós estamos aqui sempre na retaguarda”, deplorou a mesma fonte.


Filomena Francisco uma cidadã, que se mostrou triste com o abandalho que se regista naquele local, disse que “para conseguir extrair um documento é preciso, cunha ou então soltar a gasosa. Não importa o sabor”.


Entretanto, o conservador de registo civil Pedro Manuel Mulanda, admitiu a situação difícil, alegando que “tal problema deve-se por inexistência de mais postos de registos civil nas sedes comunais e sectores, por isso, a conservatória tem enfrentado uma sobrecarga de pedidos documentos de registo civil fora do normal”.