Alemanha - E por isso , os seus elogios  á um presidente tão corrupto como JES , e seu regime  soam á exagero de bajulador. Eu não acredito que esses elogios saem do coração , pois todo angolano que tem acompanhada minimamente a sua carreira jornalistica . Facilmente percebe que este senhor que nem sei de que origem é , trata-se de um autêntico lobo  que pretende fazer-se passar por cão.


Fonte: Fórum Livre Opinião e Justiça


José Ribeiro tem concerteza  sérias dificuldades em perceber que o regime ditatorial e corrupto angolano tem os dias contados e como tal , nada mais pode fazer. Do que tentar pregar aos angolanos  um sermão caduco , ultrapassado , e fora do contexto porque não se adapta á um Estado comprovadamente corrupto.

 

Se calhar faz isto por desespero ou  excesso de confiança  de que JES ainda vá á tempo , de o nomear como ministro do bajulísmo nacional.

 

Antes de me alongar gostaria de fazer algumas pergunta á este senhor que ainda estou para saber , aonde o JES  foi  recrutar , para prestar á nação angolana o serviço informativo mais nojento que a nossa história conhece.

 

Se uma das mais importante e nobre missão de qualquer ser humano é o de zelar pelo seu bom nome , e boa imagem  o senhor acha que os nossos governantes têm feito isto ?

 

Quando um presidente da republica  usa e abusa da constituição para proveito próprio e do seu partido , e passa á vida inteira assaltando os cofres públicos.


E esconde dinheiro do país  em bancos estrangeiros em seu nome  e de outros corruptos , o senhor acha que está á zelar pelo seu bom nome e boa imagem ?

 

Quando um regime faz  até de prisioneiro os tantos mortos opositores , se recusando á devolvê-los aos seus familiares para  que sejam enterrados condignamente o senhor acha que zela pela boa imagem deste regime ?

 

Quando um regime é justamente apontado como dos mais corruptos existente no continente africano , e nada faz para melhorar  o seu comportamento.

 

Quando variadíssimas instituições internacionais credíveis , apontam  o regime de não ser transparente nas contas da venda do petróleo.

 

E este  responde com o silencio inclusive roubos denunciados por advogados e jornalistas nacionais , o senhor tem á lata em falar -nos  em bom nome e boa imagem ?

 

Se hoje o regime quanto mais é criticado , em puro sinal de desafio aos seus críticos ainda aumenta o volume de assaltos aos cofres públicos e uso e abuso do que é de todos nós filhos desta terra.

 

Quando um governo deixa de dar um ordenado digno aos professores nacionais e optam em buscar estrangeiros pagando-lhes em divisa apenas porque dá mais jeito para á lavagem da moeda.

 

Quando um governo é responsável pela morte de tantas crianças , por falta de melhor assistência médica e alimentar , enquanto os generais , embaixadores e ministros e toda canalha  se atropelam entre si.

 

Na luta pela posse e controle da melhor  zona do garrimpo nas Lundas , Bie ,  e nos ministérios transformados em autênticas fontes de lucro rápido e fácil.

 

Senhor José Ribeiro , se bem que o país já atingiu o ponto mais alto da perversidade , antes de se fazer passar por cão , quando nós soubemos  que  é um lobo .

 

Ponha as suas  mãos na consciência e tenha o mesmo orgulho em ser angolano , o que nem sei se é , uma vez que temos um governo com tantos estrangeiros.


Seja honesto e critica o que não vai bem  no país , e da mesma forma elogia o que vai bem , como têm feito  pessoas como Rafael Marques e outros.

 

E inclusive alguns dos seus camaradas que jogam com o pau de dois bicos , para não correrem o risco de serem assassinados por bajuladores como o senhor.

 

Em vez de estar á perder tempo com elogios desporporcionados e ineficazes á um corrupto do tamanho de JES , que até só têm produzido  efeitos contrários.


Mesmo o senhor sendo livre e ter o seu legitimo direito em elogiar quem bem entende , acho que um bom elogio deve ser dirigido á algo de concreto , especifico e que merece aprovação.

 

O senhor me parece daqueles que até elogia  o vandalismo contra os opositores do regime , e quem sabe  até festeja cada vez que mais um opositor do regime é morto.

 

Quando um determinado primeiro ministro mesmo que seja de faz de contas , é rejeitado num país  porque é conotado com grupos terroristas.

 

E ele próprio nem o seu governo dá uma explicação convincente ao país , o senhor  acha que este ministro e o seu governo têm bom nome e boa imagem á defender  ?
 


Quando num país as maiorias são conseguidas através de fraudes umas atrás das outras , e as provas apresentadas pela oposição nunca são respondidas como é que este regime pode ser bem visto ?


Quando num país  as únicas coisas que funcionam de forma organizada  são as que o senhor faz ( bajular ) e a corrupção comandada e institucionalizada pela presidência da republica .
 


O senhor tem coragem de nos vir cá falar em bom nome e boa imagem deste regime , ou toma-nos  por idiotas e ignorantes ?

 

Se o comportamento de um governante deve ser o espelho do  regime , mostra-me por favor pelo menos um único  comissário provincial .
 


Que tenha uma atitude elegante , cordial , simpática , educada e acima de tudo honesta no relacionamento como o povo da província sob sua gestão ?

 

Conheço-os  quase todos ,  suas vidas privadas ,  seus negócios , suas amantes , suas roubalheira e a culpa por algumas mortes que alguns carregam em suas consciências.


E digo-lhe mais , muitos dos seus camaradas por aquilo que se conhece deles e das suas façanhas num país verdadeiramente democrático seus lugares seriam por detrás das grades e jamais  em ministérios.


" Agora vamos ás fotos publicadas  que já trouxeram tanto xinguilamento , fingimentos e algumas simulações jurídicas próprias de gente apavorada.
 

Se bem que causa sempre  um certo desconforto , aborrecimento e até mesmo constrangimento  seja á ladrões  , corruptos , bisneiros ou á assassinos ver suas fotos expostas.

 

Acho um grande exagero todo esse   xinguilamento e simulações jurídicas por parte daqueles que acham que WT deve ser julgado e condenado .

 

Importa dizer , que o ( Semanário Folha 8 ) até nem foi o primeiro á publicar essas fotos , e que nem são de autoria de W.T

 

Desde algum tempo que essas fotos estão publicadas em vários grupos  no facebook , e eu inclusive muito antes já as tinham publicado nos web sites que administro.

 

Não tenho duvidas que a intenção como diz ( David Mendes  ) e bem dito , é mesmo desviar as atenções para não focalizarmos a maka das contas do presidente da republica em bancos estrangeiros.

 

Se assim não for , desafio os visados nas fotos que processem todos nós que  publicamos  as fotos  não com objectivo comercial  mais apenas  para exemplificar o que um dia pode se tornar realidade em Angola.

 

Outros jornais e revistas estrangeiras também as publicaram nas suas edições online três dias antes de estarem estampadas no Semanário ( Folha 8 ) , e  não ouvi nenhum bajulador ou lacaio á resmungar.

 

Como desde alguns anos  transformaram o  William Tonet  numa  espécie de ( person no grat ) , homem marcado , indesejado e que pode ser degolado  á qualquer momento dai esse histerismo todo.


De um modo geral , somos todos nós os críticos deste regime   prisioneiros  das suas intenções e das acções criminosas  dos seus lacaios e bajuladores.


Depois criam-se os cenários á volta dos acontecimentos , e para isto não faltam peritos nos serviços secretos , e no JA / RN / & TPA.

 

Mais isto ainda não é motivo para perdermos o sono , porque soubemos que outras sensibilidades existem entre os camaradas  que nutrem admiração , respeito e simpatia pelo trabalho de WT e outros.

 

Mais com o síndroma do medo que toma conta da maioria dos angolanos    governantes há ,  que desde que foram conotados como admirados de W.T que  vivem com o coração nas mãos.

 

Em abono da verdade , se esse tipo de gente não existisse no seio do próprio regime angolano ,  creio que o WT como muitos de nós , se calhar já não estaríamos vivos.

 

Apenas e simplesmente porque  como cidadãos orgulhosos deste país , vasculhamos  todos os podres deste  regime  para cumprirmos á  nobre e digna missão de informar e ser informado com verdade.

 

Como se sabe há tendências muito radicais  e duras no seio do regime  que assumiram o comando do bajulismo nacional , e para esses , á melhor e rápida solução seria eliminar todos os críticos do regime.

 

Eles estão identificados e qualquer angolano minimamente informado conhece  seus rostos e seus  nomes  o que  já é muito  bom .

 

JES e toda corja que o rodeia pouco se importam do facto de um bom nome e boa imagem valer mais do que suas riquezas conseguidas através de roubos .


Mais entendo que num Estado Democrático de Direito , e não de fachada , musculado ou fingido como o nosso , a violação do direito á imagem.

 

Dever ser reparada os danos materiais e compensados os morais , independentemente de ter sido afectada ou não a reputação  da vitima.

 

Mais no caso de Angola , as vitimas são  a maioria dos angolanos que vêm á imagem e bom nome  do seu país beliscada por ser considerado dos mais corruptos e governado por criminosos .

 

Se a imagem é a projecção dos elementos visíveis que integram  a personalidade humana , porque razão essa cambada que governa Angola  , em vez de melhorar  sujam cada  vez mais ás suas próprias imagens ?

 

Cada vez que abrimos os jornais online , raramente  não  somos  bombardeados com notícias arrepiantes sobre os roubos uns atrás dos outros praticados por membros do governo.

 

Não percebo como é que governantes que são tidos  comprovadamente como  mentores e parte integrante dos maiores crimes que ocorrem no país , podem se dar ao luxo em falar em bom nome e boa imagem ?

 

Mesmo embora   Angola tendo atingido o ridículo , em  ser  o único país no mundo onde se pode desviar um milhão  num dia , e quase ninguém dá conta e nada acontece.

 

Compreenderia melhor todo esse histerismo em torno das  fotos publicadas se as mesmas tivessem fins lucrativos o que não foi o caso .

 

Quem é ladrão , corrupto e assassino até deveria aproveitar aquelas  fotos manipuladas e publicadas daquele jeito  para fazer uma séria reflexão.


Porque qualquer dia alguns desses ladrões dos cofres públicos como acontece em qualquer parte do mundo , também poderão ser fotografados e publicados daquele jeito .


Embora muitos dos nossos governantes não se  imaginam fora do poder porque se julgam mais poderosos que os outros , eu tenho cada vez mais  certeza de  que é uma questão de tempo.

 

Como as fotos  não estavam destinadas exclusivamente á certas revistas ou jornais  , creio não atingir a honorabilidade das pessoas expostas nem podem ser interpretadas como vexame.

 

É como o outro dizia ; ( Quem lhes mandou serem corruptos ? ) , se não o fossem se calhar nunca apareceriam publicadas daquele jeito .

 

As fotos foram publicadas dentro de um contexto apropriado porque elas exprimem á dor e o sofrimento não das pessoas expostas mais das suas vitimas que somos todos nós .

 

Não veria com maus olhos , se os tantos corruptos que são responsáveis pela morte de tantas crianças em Angola , também um dia fossem fotografados  daquele jeito e mostrados ao  mundo.

 

Claro que cada um tem o direito á opor-se que sua imagem seja divulgada e deve  proteger-se , mais quantas imagens o regime já manipulou e quantos discursos ?

 

Com isto ninguém se preocupa porque as vitimas mesmo que reclamam nunca têm resposta , e agora andam por ai com esse histerismo todo ?

 

E quem cuida do bom nome e da  boa  imagem dos  que foram mortos pelo regime , ou quem morre deixa de merecer protecção  da sua imagem ?


Os nossos mortos não podem ser vistos como se fossem coisa de ninguém , porque suas imagens permanecem vivas nas nossas memórias.

 

Daí não se pode subtrair daquelas mães todas que viram seus filhos desaparecer de forma tão brutal , não apenas nos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 como noutros.

 

O direito de defenderem á boa  imagem e o bom nome dos seus filhos , irmãos , pais , primos , sobrinhos , vizinhos e conhecidos.

 

Se a  boa reputação vale mais do que grandes riquezas como me referi , então que façam julgamento aos assassinos , para defenderem o que acham de bom nome e boa imagem ..


Que bom nome e boa imagem merecerem pessoas que se habituarem á viver da reputação  conquistada ás custas de  tantos roubos aos cofres públicos e por serem o sustentáculo da corrupção em Angola ?

 

Nada mais repugnante , arrepiante  e chega á ser mesmo  nojento  ouvir com frequência  corruptos  dizerem que também têm  bom nome e  boa imagem á defender .

 

Entendo por bom nome ( boa reputação ) , aquilo que os nomes lembram  aos outros    quando eles são  pronunciados e podemos tomar como exemplo esses nomes.

 

Nito Alves , Nfulupinga , Viriato da Cruz , Gentil Vina , Agostinho Neto , Savimbi , Holdem Roberto ,  Zé Van Van Dunen , Samora Machel , Ludi Kissassunda ou por exemplo um Carlos Jorge.

 

Quer com isto dizer o seguinte ; cada um desses nomes  quando pronunciados , lembram sempre muita coisa , e mexe com os corações de quem os conheceu pessoalmente .

 

Ou apenas tiveram um convívio com essas pessoas através da literatura  mais  como se vê , alguns desses nomes  nos lembram a crueldade , a morte , os massacres , a ganancia e a arrogância.

 

Enquanto outros nos lembram á nobreza de suas acções , a simpatia , a coragem , a frontalidade , a verticalidade o seu amor ao próximo e a honestidade.

 

Se a boa reputação ou seja bom nome  vale mais do que grandes riquezas , então é o nome que cada um de nós já tem , que deve ser construído com muito cuidado.

 


Porque não é bonito nem agradável para ninguém , ver seu nome associado á qualquer coisa ruim , mais temos que ser sinceros e reconhecer que temos poucos  governantes  digno de bom nome.

 

É verdade que por vezes existe injustiça no julgamento de outras pessoas , e ele muitas vezes é feito com o grau de apreciação que uns têm dos outros ( simpatia , antipatia e outros factores )


Não podemos negar isto , vivemos num mundo onde há de tudo desde os invejosos , mentirosos , fofoqueiros , intriguista e bajuladores como o senhor J.Ribeiro , disto ninguém está livre. Mais pouco importa as motivações e as  opiniões dos outros  , cada um  deve procurar com boas acções construir o tal bom nome e boa imagem que se fala.


Aquelas fotos  só podem assustar governantes com peso de consciência , que acreditam serem bandidos , e convictos de que tal pode acontecer qualquer dia com ele próprio.

Fórum Livre Opinião e Justiça

Fernando Vumby