A carregar...

Manuel Vicente em “compasso de espera” para Vice Presidente

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Lisboa -  Fernando da Piedade Dias dos Santos deverá figurar em segundo lugar, logo a seguir a José Eduardo dos Santos (JES), na lista de candidatos às eleições gerais de 2012 a aprovar pelo BP do MPLA numa reunião com esse fim a iniciar este mes de Janeiro; tal não significa, porém, que venha a ser ele o Vice Presidente da próxima legislatura.


Fonte: Africamonitor.net


Manuel Vicente aparecerá num dos lugares imediatamente a seguir (3º, 4º ou mesmo 5º). Continua, porém a ser o preferido de JES como próximo Vice Presidente (AM 625), e se o sentido das tendências actuais de evolução do processo não se alterar, será ele, seguramente, ocupar o cargo.

 

FP Dias dos Santos ainda aparenta acalentar a expectativa de se manter como Vice Presidente na próxima legislatura – um cenário improvável tendo em conta argumentos como o de não fazer parte do chamado “núcleo duro” de JES. Conta com apoios internos considerados significativos (p ex, Dino Matrosse, actual SG do partido).


O “compasso de espera” a que JES se prepara para sujeitar a sua opção por M Vicente como próximo Vice Presidente, equivale a um estilo próprio de acção política, mas é igualmente visto como demonstração de que a sua aura (autoridade/carisma) está desgastada, a ponto de o obrigar a fazer concessões a adversários.


Avaliações da situação política em Angola (AM 598), têm vindo a fazer referência a uma acentuação de sinais de “isolamento” de JES e de enfraquecimento da sua liderança – factores alimentadores de ilações segundo as quais a sua autoridade de antes para se impor esmoreceu.

 

(Versão abreviada – se estiver interessado em conhecer o África Monitor Intelligence e as condições em que poderá tornar-se num dos seus assinantes, contacte-nos em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 joaquin pedro 05-02-2012 19:45 #36
se na verdade em Angola temos um tribunal constitionnal que vela pela Lei constitionnal esses sehnores as suas candidaturas nao pode ser aceitados porque em primeiro lugar elles tem muintos processos criminosas . nos paises verdadeiro democratico antes un candidato apresentar a sua candidatura tem que ser aprovado pelo tribunal constitionnal da republique , os senhores ditos do M P L A como Jose Eduardo dos Santos, Manuel Vincente Nando sao gatunos esses senhores perante o povo Angolano nao tem credibilidade do povo e neste contesto elles nao meresse estar a frente do nosso povo . Os partidos como U N I T A , P R S F N L A deve ficar sempre firme para exigir o tribunal para nao aceitar as caidturas destes senhores porque elles tem processos no tribunal.
0 32 anos de miséria! 01-02-2012 15:24 #35
Esta merda da sonagol mas parece um empresa privada do que pública........ vão para merda todos vcs do mpla incluindo a vossa sonangol que só vos benificia a vcs e as vossas famílias......
0 Tuga 30-01-2012 21:10 #34
O eng. Manuel vicente tem governado muito bem a sonangol.

A sonangol esta espalhada pelo mundo inteiro e pode vir a ser dona de meio Portugal.

Angola precisa de mais uns poucos como este, para mostrar ao mundo que Africa está viva e a mexer.

Viva o povo Angolano
0 anonimo 30-01-2012 12:28 #33
Eduardo Malayiti É BEM VERDADE Q A SONANGOL ESTÁ A DAR BONS PASSOS E POR OUTRO LADO SE NÃO FOR POR SEGUNDAS INTENÇÕES DO NOSSO PRESIDENTE PÔR M.V COMO VICE TA BOM SIM SENHOR E TEM +ELE SÓ NAO FARÁ MUITO SE FOR VICE SÓ DE NOME SE O ZÉ LE DEIXAR FAZER O PAPEL DELE DE SERTEZA QUE VAI MOSTRAR TRABALHO....
0 MATUMONA MAMBO METO 29-01-2012 21:04 #32
ELE QUER O MANUELITO PORQUE É O FILHO Q A IRMAZINHA DELE CRIOU´PARA DEPOIS ESCONDER TODO DINHEIRO Q PAI DELE ZEZINHO ANDA A ESCONDER LÁ FORA E A SUA FAMILIA
0 Ngondofwa 29-01-2012 18:52 #31
Com o JES de lado,ele nunca vai trabalhar como sabe
+1 N.M.CAZENGA 26-01-2012 13:54 #30
ATE QUANDO E ESSES GATUNOS VÃO CONTINUAR A ROUBAR.
-1 Álvaro Calado 26-01-2012 12:10 #29
Caros cidadãos e compatriotas, esta história de quem sussede quem, é mais complexa do que se pensa. Acredito que dentro do Partido hexiste uma linha de orientação para trabalhar neste contesto.Também tenho fé e esperança que o sucessor do ilustre e competente presidente será, transparente e servirá os interesses dos militantes, pois acredito na capacidade de diálgo e inteligencia dos membros e melitantes do Glorioso MPLA.Tenho orgulho em dizer que o futuro presidente do MPLA, servirá ao povo e a Nação.
0 balumuca 24-01-2012 20:51 #28
TIREM A LIÇAO A NIGERIA MEUS SENHORES
+1 cavalo 24-01-2012 20:24 #27
esse problema de sucessao e do mpla deves colocar a cabeca de lista aquele que vai dar agua, luz e bom salario aos angolanos e isso que nos queremos
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL