Luanda -  A possível indicação de Manuel Vicente como sucessor de José Eduardo dos Santos tem feito correr rios de tinta e tem sido gerado grande correria, intrigas, dúvidas e resistências nos corredores do poder.


Fonte: Blog do Nelo Esteves


Uma questão que tem passado despercebida do público é o facto de Manuel Vicente  ter transferido, há mais de um ano, a sua família para a capital da Arábia Saudita, em Riad, onde vive de forma principesca numas das áreas mais luxuosas daquele reino.

 

Com a aproximação do dia de decisão sobre quem deverá suceder a José Eduardo dos Santos, ou secundá-lo como vice-presidente, a questão da transferência da família de Manuel Vicente passa a ser assunto público.


O que se passa afinal? Regra geral, quando os filhos vão estudar, deslocam-se à Portugal, onde Manuel Vicente tem casas e quarto cativo no  Hotel Ritz de Lisboa. Outros vão para Londres, onde Vicente tem uma enteada a viver, muitos escolhem os Estados Unidos, entre outras paragens.

 

A Arábia Saudita é conhecida como um local perfeito de guarida a ditadores caídos em desgraça como Idi Amin Dada, ou mais recentemente Ben Ali, da Tunísia, bem como de figuras obscuras de mundo dos negócios internacionais.

 

Certamente, Manuel Vicente e o seu partido, o MPLA de que é membro do Bureau Político, devem ter uma explicação mais informativa e simples. Como o homem pode vir a governar Angola, é bom que se explique se o recuo para a Arábia Saudita é um seguro de fuga, para o caso das coisas correrem mal, ou não.

* Nelo Esteves