A carregar...
Registo de Dominios Angolanos - .AO, .CO.AO, .ED.AO, .GV.AO, .OG.AO e .PB.AO

JES considera “Riquinho” o empresário que mais recebeu dinheiro do Estado angolano

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda -  Uma avaliação, em meios  do circulo presidencial considerou a recente reunião  que o Presidente da República teve com os empresários angolanos como uma das mais frontais  ocorridas nas hostes do  partido no poder.  O debate foi marcado com acesas intervenções de conhecidos  empresarios  que   apresentaram queixas contra   ministros e governadores  por  inviabilizarem  seus projectos e de concorrerem com eles.


Fonte: Club-k.net

Reunião com os empresários marcada por fortes acusações

As queixas foram feitas na presença das pessoas  visitas no momento em que  os empresários foram solicitados a apresentar as suas preocupações e dificuldades ao Presidente José Eduardo dos Santos.


Henriques Miguel “Riquinho”, tido como um o empresário que mais   frontal foi  na reunião, iniciou a sua intervenção dizendo  ao Presidente  que todos que estavam naquela sala (integrada igualmente por ministros, políticos) eram  empresários e que desafiava   alguém (em referencia ao  Ministro)  que não  era ao mesmo tempo empresário. “Riquinho” disse ainda  ao Presidente que as empresas (dos  ministros) eram as principais concorrentes dos empresários que estavam na sua condição.


Por seu turno, o Presidente da República, reagiu dizendo que  “Riquinho”  era um dos empresários que mais recebeu dinheiro do  Estado angolano. Riquinho, por sua vez,  reconheceu  os reparos e admitiu  alguns  erros que lhe são  apontados.
 

Outra  intervenção  registrada foi  a do empresário  Bartolomeu Dias que queixou-se  de ter  encomendado  fardas  para a  policia Nacional, ao tempo do Ministro Roberto Leal “Ngongo” e que até ao momento não lhe pagam. Fez saber que   como resposta aquela instituição governamental alega que os seus gastos não estavam cabimentado. 

 

Bartolomeu Dias falou ainda do caso de um terreno seu na província de  Benguela que lhe foi confiscado pelas autoridades locais. Quando o Presidente da República  perguntou  o destino que terão dado ao seu terreno, o  empresário   respondeu que o governador provincial Armando da Cruz Neto ofereceu ao Ministro dos Desportos, Gonçalves Muanduma.  Outra queixa idêntica em torno da governação de Benguela partiu de  um  o empresário da Huila, Luis Nunes.

 

Ainda sobre as províncias, uma   outra queixa recaiu em torno do executivo de Faustino Muteka, no Huambo. A reclamação  partiu de   Lidia Amões, herdeira e  filha mais velha do malogrado Valentim   Amões. A jovem gestora  reclamou ao Presidente que  o Grupo empresarial que dirige tem estado a fazer investimentos na província mas  não tem sido assistidos pelo executivo local. Lembrou que o ultimo apoio que tiveram das autoridades foi apenas na véspera do funeral do seu malogrado pai, líder fundador do Grupo Valentim   Amões (GVA).

 

Um  empresário de Malange que naquela província lidera uma associação de camponeses  queixou-se ao Presidente  que  tem tentado a já  muito   tempo  uma audiência com o PCA do Banco Poupança  e Credito (BPC), Paixão Júnior  mas sem sucesso.  Em reação,  José Eduardo dos Santos orientou  Paixão Júnior   que também esteve presente na  sala da reunião,  a se reunir com o empresário logo após ao intervalo do debate que calhou na hora do almoço.


A reunião dos empresários foi uma iniciativa do MPLA. Iniciou  das 10h até as 18h da tarde do dia 19 de Janeiro, no futungo de belas e foi conduzida  pelo próprio Presidente da República, sem  no entanto ter  interrompido ou cortado as intervenções dos queixosos. Mediante ao que foi escutando,  José Eduardo dos Santos,  assumiu que “alguma coisa esta mal”.


Para além de empresários, com destaque para duas filhas suas, Isabel e Tchizé dos Santos, estiveram presentes na reunião, membros do Bureau  Político do MPLA, Ministros e governadores províncias que vieram acompanhado por delegações das suas respectivas localidades de trabalho.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Pacificador 04-02-2012 00:22 #56
Recebeu mais que o Bento Kangamba? mais que o Bento Raimundo? e mais que os filhos dele...? ou esses não fazem parte da lista de empresários angolanos...?
+1 NomeadoR 03-02-2012 07:15 #55
O KADAFI ERA MAIS PODEROSO E FOI BONDADO. 32 É MUITO. BASTA.
+1 manuel tchitwa 02-02-2012 16:54 #54
Até eu gostARIA DE receber algum financiamento para construir um centro de formação para as meninas e os meninos de uma aldeia qualquer deste meu país. E fazer pesquisas na área de antropologia e/ou sociologia para conhecer melhor o meu país e contribuir para q não seja apenas conhecido pela corrupção mas também pelo seu engajamento em questões de conhecimento. Que é o que ajuda a melhorrar a vida das pesooas, meus compatriotas. Eu não iria gastar nem um tostaozinho em mandar vir um cantor dos EUA nem da Europa. Iria pensar primeiro em construir uma escola de músoca no meu país para tirar muitos menoinos de rua... e, assim me toranaria mais humano e morreria feliz!... Tá seus matumbos!
+1 Abre o Olho 02-02-2012 10:54 #53
Não acredito que Riquinho tenha recebido mais dinheiro que o boiola
+1 albertopaulomocho 01-02-2012 14:52 #52
Se o jes não sabia do comportamento dos seus governadores e ministros, logo depois desta reunião ja ficou a saber. quero ver ele a resolver os problemas, ai levantados dizer assim mwandumba, devolva o terreno alheio. Muteka dé mais apoio aquelas pessoas que querem trabalhar. ministros deixem de travar os empresarios. e gostava ja agora dizer o seguinte, que o presidente é tambem chefe de todos angolanos que não se limite só ao seu partido, esta politica de exclusão é que leva pessoas a se manifestar..... ............... ............... ............... ............... ........
0 NH 01-02-2012 14:49 #51
JA É SEM TEMPO PARA ESTAS TRETAS TODAS, SAIBAM QUE O POVO ESTÁ A SUCÚNBIR. PAREM DE FINGIR ISTO É SÉRIO PÁ, GASTAREM O DINHEIRO Q É DE TODOS NÓS COM ESTES EMPRESÁRIOS CADA VEZ MAIS FAMINTOS, PORQUE MESMO COM O ESTATUTO DE EMPRESÁRIOS NÃO DEIXAM DE TER OLHO NA MASSA. ELES NÃO TÊM IDEIA PARA UMA PERFEITA APLICAÇÃO DESTAS RECEITAS. 400.000USD BURLADO ISTO DAVA PARA AMENISAR O PROBLEMA DA SAÚDE DA EDUCAÇÃO E DOS MAIS VARIADOS SETÓRES DA VIDA SOCIAL. AS FILHAS DO SAUDOSO JES, QUANDO É Q COMEÇARAM A TRABALHAR PARA HOJE SEREM DONAS DA CIMANGOLA UNITEL E OUTRAS EMPRESAS Q ONTEM PERTENCERAM AO CETOR PÚBLICO, TENDO EM VISTA AS SUAS IDADES É BASTANTE LASTIMAVEL E AINDA SENTAM COM O Sr. PR JES NA CONDIÇÃO DE EMPRESARIAS E O POVO SEMPRE A SOFRER SOFRER SOFRER E SEMPRE A SOFRER.
0 Nito Alves 01-02-2012 12:26 #50
INVISTAM NAS NACESSIDADES DO POVO.O RIQUINHO SE É DIPLOMADO ELE TERA QUE PROVAR A SI MESMO.O ANGOLANO VAI PARA A ESCOLA UNIVERSSIDADE OU RAIO QUE PARTA QUANDO SAI NAO TEM NADA,NAO ME FODAS JES,VAIS TE LIXAR.
0 Nito Alves 01-02-2012 12:22 #49
Resultado o povo gritou dançou,cantou choraram de emoçao,porque Riquinho chamou Americanos e outros mais.A miseria continua,JES vai para a PTA Que te pariu deixa Angola,deixa ANGOLA.
0 windek 31-01-2012 19:35 #48
Riquinho, coitado...o tipico negro complexado, burro e atrazado...surg ido depois da independéncia, que pela demagogia, emoção, falta de escrupulos e intriga, converteram os nossos países nas repúblicas bananeiras que são hoje! longe de qualquer tipo de valores, dos padrões de etica, rigor, seriedade, confundem tudo e todos...enganam os menos avisados...vai pastar bois, seu maluco! Zé-dú, pelo menos tem esse mérito! negro que tenta domesticar outros negros!
0 MCK Rapper 31-01-2012 17:28 #47
Existem várias denúncias formalmente elaboradas sobre a promiscuidade e falta de ética na gestão dos Bens Públicos de vários Activistas Cívicos, entre eles Rafael Marques, William Tonet e David Mendes, apenas para citar álguns... e nunca foram instrumento de reflexão ou reunião. Saiu recentemente o escandaloso relatório do FMI E NADA! Nenhum angolano conhece a Mágica formula de Construção de Riqueza de Isabel dos Santos, de modo, a apreendermos todos com a sua " genialidade" e aplicarmos também... Apenas para chamar a atenção dos Angolanos a não se iludirem com este " charme democrático" que decidiu apenas ouvir o MPLA como se ANGOLA fosse apenas isto!
Vamos deixar de brincar as DEMOCRACIAS e responsabilizar com Justiça todos quanto têm sangrado os cofres do ESTADO obstaculizando assim o BEM COMUM.
Irmãos estamos num ano ELEITORAL e nesta fase tudo vale... SE FOR NECESSÁRIO O PAI BANANA VAI DANÇAR KÚ DURO PARA OBTER NOVOS VOTOS. " Na necessecidade o Diabo come moscas".
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL