Ndalatando - O Executivo angolano tem procurado as melhores soluções para o alcance de padrões de ensino e de aprendizagem eficazes, com vista a promover a qualidade do ensino público no país, declarou  (terça-feira), o vice-presidente da República.
 

Fonte: Angop


ImageFernando da Piedade Dias dos Santos discursava na cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2012.
 
 
Segundo o vice-presidente, “apesar do trabalho que ainda há por se fazer, o sector da educação tem tido resultados positivos, se tivermos em conta a sua evolução histórica”.
 
 
Lembrou que em 1974 estavam matriculados, em Angola, cercade 500 mil alunos, em 1980 um milhão e 800 mil, e em 2011 já frequentaram o ensino primário e secundário seis milhões e 400 mil estudantes, assim como o número de professores passou depouco mais de 25 mil, em 1977, para cerca de 200 mil no ano findo.
 
 
Este crescimento, segundo Fernando da Piedade, deveu-se aos investimentos feitos.Contudo, uma explosão escolar desta proporção, associada ao êxodo rural, provocou distorções no sector da educação, que o Executivo tem vindo a corrigir.
 
 
Recordou que em 1990, mais de metade da população estudantil confinava-se praticamente às províncias de Luanda, Benguela e Huíla, o que levou ao aumento da pressão escolar nessas zonas, além do factor do crescimento anual da juventude em idade escolar.
 
 
Salientou ainda que o interior do país ficou parcialmente despovoado, com infra-estruturas destruídas, pelo que o Executivo tem vindo a recuperar e a construir novos estabelecimentos de ensino, bem como aumentado, através do Orçamento Geral do Estado (OGE), os recursos financeiros para o sector social, incluindo a Educação, com vista a dar solução as necessidades já identificadas.
 
 
No que toca a melhoria da qualidade de ensino, prosseguiu o vice-presidente, o Governo tem desenvolvido, ao nível do sistema geral, um processo de reforma educativa, cujos resultados foram avaliados de forma positiva.
 
 
Afirmou que a nova estratégia de formação de professores e os desafios damonodocência vão contribuir para melhorar a qualidade de ensino, porque as deficiências que muitos alunos apresentam resultam da deficiente preparação no ensino de base.

 
Fernando da Piedade adiantou que a criação de escolas do Magistério Primário, em todas as províncias, deverá trazer uma nova dinâmica e modernização do ensino primário, através da formação de professores, que deverá obedecer a requisitos rigorosos na admissão e avaliação.
 
 
De acordo com o vice-presidente da República, a qualidade de ensino passa, obrigatoriamente, pela boa gestão das escolas. A direcção deve velar por uma melhor organização e gestão dos serviços administrativos e financeiros da instituição, primando pelo rigor e pela transparência, bem como pela preservação das infra-estruturas e dos equipamentos, protegendo o erário público.
 
 
Disse ser obrigação da escola garantir que cada aluno receba os seus livros gratuitamente e que os sectores envolvidos na realização do processo colaborem e honrem os compromissos,para evitar constrangimentos no cumprimento do programa escolar, sob pena de serem responsabilizados.
 
 
Informou que a partir deste ano lectivo será implementado o Programa de Merenda Escolar em todos os municípios, visando melhorar a dieta alimentar das crianças, para que venham a ter melhor rendimento.
 
 
Apontou ainda ser responsabilidade do Ministério da Educação melhorar o sistema de distribuição da merenda escolar, promover um melhor acompanhamento e fiscalização, para que o programa possa cumprir com os objectivos para os quais foi criado.