Luanda - O Antigo Ministro da saúde do GURN, pela UNITA, Anastácio Ruben que a muito tempo não comentava a situação do país, quebrou silencio esta semana, para alertar que a democracia em Angola esta em perigo. O ex- governante que reagiu nas redes sócias, teceu tais conclusões (que se seguem na integra)  em reação ao caso de  Susana Inglês, que no seu ver “deveria ser convidada a pôr o seu cargo à disposição”.


Fonte: Club-k.net/facebook

Ruben  Sicato analisa caso Suzana Inglês

“Meus amigos, a conferência de imprensa dos partidos políticos da oposição (UNITA, FNLA e PRS) demonstrou por A + B que em Angola a democracia está em perigo!


Quando uma juíza que não é juiza é feita juiza à força por um Conselho Superior de Magistratura Judicial que pela Constituição da República deveria ser o "órgão superior de gestão e disciplina da magistratura judicial" (artº 184º) apenas para satisfazer quem manda no partido maioritário...


Quando esse Conselho que sabe bem de a cidadã Suzana Inglês não é juiz por força do Diário da República de 4 d Julho de 1994 quer obrigar todo o Povo Angolano a aceitá-la como juiz! Quando o Conselho Superior de Magistratura banaliza a própria lei alterando-a... Onde fica em Angola o primado da lei?


Se a própria Suzana Inglês sabe que está exonerada e aceita fazer esse papel ridículo de se passar por juiz que credibilidade terão amanhã os seus pronunciamentos como Presidente da CNE INDEPENDENTE?


É mesmo caso de se dizer que em Angola a democracia está em perigo. É que os responsáveis máximos do poder executivo, do poder legislativo e do poder judicial deram-se as mãos para se poder violar os fundamentos do estado de direito, justamente aqueles que obrigam a que toda a gente se submeta à Lei! Fingem que estão acima da Lei, quando na verdade não estão!


Meus amigos: trata-se mesmo de uma situação MUITO GRAVE!!!


Eu penso que para bem do nosso país e da nossa democracia nascente, a Dra. Susana Inglês deveria ser convidada a pôr o seu cargo à disposição de quem de direito e assim se poderia repôr o processo democrático! Afinal, e infelizmente, está também em causa a sua honra. É que em democracia nenhuma maioria está acima da lei. Seja hoje a do MPLA ou amanhã a de qualquer outro partido.


É de louvar esta Conferência de Imprensa dos partidos políticos da oposição. Prestaram um grande papel à nação.


Agora, a palavra está novamente devolvida ao MPLA (ou a quem manda no MPLA!) e o Povo Angolano aguarda por essa palavra! Porque a nomeação de Suzana Inglês mostrou claramente a todos os angolanos que a democracia é um processo frágil em que todos devem participar de boa fé, mesmo quem tiver a maioria. Porque às vezes basta um pequeno gesto, aparentemente sem importância, para a pôr em causa! No caso presente, esse gesto tem um nome: Suzana Inglês!”