COMUNICADO


Luanda - O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA denuncia, nos termos mais enérgicos, a campanha de diabolização, recentemente iniciada com falsas  informações postas a circular em alguns órgãos de comunicação social pelos agentes do Regime sobre alegadas negociatas, envolvendo elevadas somas de dinheiro que teriam sido entregues a Direcção da UNITA pelo Partido no poder para comprar o silencio de alguns dos seus membros.

 

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA reafirma que no último encontro entre Isaías Henrique Ngola Samakuva, Presidente da UNITA e José Eduardo dos Santos, Presidente da Republica de Angola, ocorrido em Novembro de 2011, em Luanda, falou-se da necessidade de se estabelecer e consolidar a cultura do diálogo em Angola, como via de solução dos problemas que assolam o nosso País. Abordou-se igualmente a necessidade da devolução do património da UNITA e a resolução dos problemas das pensões dos desmobilizados.  Em momento algum se falou da compra do silêncio de quem quer que seja.

 

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA vai continuar a exigir do Governo angolano o cumprimento dos compromissos assumidos no Protocolo de Lusaka e reiterados no Memorando do Luena, mormente as questões relacionadas com a devolução do seu património avaliado em milhões de dólares, usurpado pelo governo angolano, como troféu de guerra.

 

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA exige, assim, do Executivo angolano o cumprimento imediato das suas promessas, resultantes dos Acordos de Paz. Lembra que o cumprimento de assuntos pendentes dos vários acordos por parte do Executivo angolano  não é favor nenhum à UNITA, nem é uma negociata para a compra do que quer que seja. A história   dos cem milhões de dólares é mais uma novela do regime angolano para desviar a atenção da opinião pública nacional dos fracassos da sua governação.


 O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA exprime a sua mais profunda indignação pela atitude mercantilista de certos profissionais da imprensa da nossa Praça que, além de ignorarem os mais elementares princípios deontológicos do seu ramo, enveredaram pelo insulto, notabilizando-se pela baixeza que  caracteriza a sua atitude.

 
Luanda, 02 de Fevereiro de 2012

O Secretariado Executivo do
Comité Permanente da UNITA