Lisboa –  Está a ser programada para breve,  uma  remodelação    no  aparelho governamental   angolano que deverá movimentar alguns governadores províncias para o  executivo central.


Fonte: Club-k.net

MPLA quer Ernesto Muangala na saúde

Para o efeito, um “task force” do MPLA que  aprecia  as  propostas a serem submetidas ao  Chefe do executivo propõe a exoneração do governador do Kwanza- Sul, Serafim do Prado e a do governador  do Moxico, Ernesto “Liberdade”, este último  com a proposta de substituir, o general Kundy Paihama, do cargo de  ministro  dos antigos combatentes e veteranos da pátria. 
 

No executivo central, estima-se saída do ministro  da juventude e desporto,  Gonçalves Muandumba   e igualmente  a do seu homologo  da saúde, José Van-Dúnem “Zequinha”.  


De acordo com informações plausíveis,  José Van-Dúnem foi  avaliado, num “assessement”  interno como figura que terá perdido o  controle  do ministério, não obstante, a casos burocráticos ou negociatas no sector da saúde que o tem como  tendo monopolizado. Esteve em seu desfavor ,  um  conflito interno que se arrastou nos jornais privados  envolvendo  dois altos funcionários da instituição, nomeadamente o ex – Secretario Geral, Joaquim Mocambique (da confiança do ministro) e o actual director do plano, Daniel Antônio que  estiveram   numa frenética guerra.


Para substituição,  de José Van-Dunem, o  MPLA  sugere que seja nomeado como novo ministro da saúde, o actual governador da Lunda- Norte, Ernesto Muangala que é medico de formação.  Para sugestão do nome  de Muangala, o maioritario   apoiou-se  em predicados e avaliações partidárias,  do seu lado   nível de organização  que conseguiu   impor   na província, logo após ter  sido nomeado como governador,  pouco  meses antes das eleições de 2008.