Lisboa -  De acordo com a constatação, o novo ministro da Construção, Waldemar Pires Alexandre, corre o risco de figurar no quadro de governantes angolanos cujo poder são partilhados por uma figura “sombra”, a semelhança do que acontece na Agricultura (ministro Pedro Canga e “ministro Sombra”, Carlos Alberto Jaime) e na Comunicação Social, onde Manuel Rabelais, controla  indirectamente através do GRECIMA, órgão ligado a PR.

Fonte: Club-k.net

Nomeação de Ministro sugerida por um Dj

No caso do Ministério da Construção, foi observado que a titularidade do cargo poderá ser influenciada por um “ministro sombra” identificado por “Buda” Alburqueque, que frequenta o circulo privado do Presidente José Eduardo dos Santos a vários anos, e onde entrou na altura em que era o disco jocker (DJ), das festas do palácio presidencial. Até, aos dias de hoje é chamado por Dj Buda. A sua amizade estende-se aos filhos de JES.

A nomeação do actual ministro da Construção terá sido efectuada no seguimento de influências movidas por “Buda” Alburqueque, e por familiares de JES que vinha reclamando da inoperância do ex-ministro Fernando Fonseca (este terá bloqueado uma empresa de Tchizé dos Santos e Ivans Morais do ramo da construção.)

Em fóruns informais, o referido Dj faz saber do papel que teve para a promoção do amigo, realçando que foi o mesmo levou o currículo do novo ministro Waldemar Pires Alexandre a José Eduardo dos Santos, num momento em que o líder angolano se encontrava nos seus aposentos na casa no bairro Miramar, em Luanda.

Em consequência da diligencia por si efectuada, são notadas na pessoa do ministro, uma conduta de submissão a “Buda”, refletida no sentimento de gratidão pelo agora “ministro sombra.”

O Dj Buda embora nunca tenha trabalhado no ramo da construção, está em vias de ser nomeado como consultor do ministro e com direito a um gabinete próprio. Por sua sugestão, o ministro está em vias de nomear um novo secretário geral para aquele ministério,  Cesário Claúdio Dos Santos, ex- quadro do governo provincial de Luanda.  Vai ser igualmente  nomeado, um novo director do INEA, Julio Alberto Saturnio de Sousa, em substituição de Morales de Abril, que era próximo ao ex- ministro Fernando Fonseca.

O novo Ministro da construção, Waldemar Pires Alexandre é um quadro ao qual lhe são atribuídos habidades como bom técnico. A  data da sua nomeação era Coordenador Adjunto da Comissão de Gestão do Instituto Nacional de Estradas de Angola. Nunca teve experiência em gestão governamental. Porem, estima-se  que num futuro próximo, o mesmo venha entrar em ruptura  com o seu amigo DJ como forma de se firmar no cargo.